Vestibular 2022: Estudos da Linguagem é pioneiro no Brasil

Mercado de trabalho abrangente e em franco crescimento inclui, pelo menos, três grandes áreas de atuação: consultoria, mediação e monitoramento de linguagem

por Redação | 03/11/2021

Pioneiro no Brasil, o novo curso de bacharelado da PUC-SP em Estudos da Linguagem está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2022. A graduação tem duração de três anos, currículo interdisciplinar e utiliza metodologias ativas de ensino, nas quais há protagonismo do estudante e vínculo permanente com a realidade.

O profissional é formado para que esteja apto a entender como se dá o funcionamento da linguagem, a partir de ferramentas como Linguística, Linguística Aplicada, Sociologia da Linguagem, Literatura, Sociolinguística, Psicolinguística, Etnolinguística e Linguística de corpus, entre outras. Desta forma, poderá colocar esses conhecimentos a serviço de outros profissionais, colaborar para que possam entender o papel da linguagem no que fazem e ajudá-los a resolver problemas que, muitas vezes, eles mesmos não enxergam por terem formações muito específicas.

Os cinco eixos que compõem o curso são Linguagem e humanidades digitais, Linguagem, sociedade e cultura. Linguagem e subjetividade, Língua e Linguagem: natureza, estrutura e funcionamento, e Linguagem: interfaces e atuação profissional.

O curso conta ainda com um inovador Observatório de Linguagem, que tem como objetivo prospectar na vida social cotidiana questões de linguagem, garantindo com isso constante sintonia com as demandas da sociedade por conhecimentos especializados na área. O Observatório também alimenta as atividades didáticas, garante a pesquisa contínua e promove a articulação entre docentes e alunos.

Mercado de trabalho

Abrangente e em franco crescimento, o mercado de trabalho do profissional de Estudos da Linguagem oferece, pelo menos, três grandes áreas de atuação: consultoria, mediação e monitoramento de linguagem. Todas elas significam oportunidades tanto no setor privado quanto público e também de consultoria, além de significativo campo de atuação no ambiente digital.

O curso da PUC-SP está estruturado para que o estudante possa, já durante a graduação, realizar atividades extensionistas, estudos orientados, estágio supervisionado opcional e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além de Iniciação Científica.

Além disso, a Universidade oferece oportunidades de intercâmbio internacional com 140 instituições estrangeiras e de integração com Programas de Pós-Graduação em Linguística, Literatura e Semiótica.

Clique aqui e saiba tudo sobre o curso. Veja também o canal do youtube e o instagram.