PUC na Mídia: Analise sobre o fim de tratado nuclear entre EUA e Rússia
O professor Héctor Saint-Pierre, especialista em Segurança Internacional e docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), analisou o fim da vigência do tratado Novo Start, que regulava os arsenais nucleares dos Estados Unidos e da Rússia. Em entrevista ao jornal Conexão Brasil de Fato, da Rádio Brasil de Fato, o pesquisador avaliou que a decisão do presidente norte-americano Donald Trump de não responder à proposta de prorrogação feita por Vladimir Putin integra uma estratégia política baseada na instabilidade internacional.
Segundo Saint-Pierre, embora o encerramento do acordo permita tecnicamente uma escalada nuclear, o cenário de guerra é improvável no momento. Para o professor, Trump se beneficia ao manter o ambiente global “nebuloso”, utilizando o impasse como instrumento de negociação, inclusive ao condicionar novos acordos à inclusão da China.
A análise do docente da PUC-SP contribui para a compreensão dos impactos geopolíticos do fim do tratado e das atuais disputas estratégicas entre as grandes potências.



