PUC-SP auxilia estudantes do ensino médio em projeto escolhido pela Nasa

Material que foi enviado ao espaço foi testado em laboratório da Universidade

por Redação | 29/06/2018

A NASA - agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial – enviou ao espaço, nessa sexta-feira (29/6), o experimento “cimento espacial” criados por estudantes brasileiros do ensino fundamental e testado no laboratório de Engenharia Civil da PUC-SP.

Pela primeira vez, em 14 anos, um experimento de jovens estrangeiros é escolhido para ser enviado à Estação Especial Interncaional (ISS), anteriormente só norte-americanos e canadenses participação da competição.

O grupo formado pelos estudantes Natan Cardoso de Oliveira (EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental Perimetral); Guilherme Funck, Laura D’Amaro e Otto Gerbakka (Colégio Dante Alighieri); e Sofia de Ávila (ONG Projeto Âncora) desenvolveram um cimento com mistura de  plástico reciclável, resistente à gravidade e que pode ser reproduzido em impressoras 3D. Esse  material será testado no espaço para auxiliar em pesquisas sobre construção de futuras bases espaciais.

A inciativa da parceria entre o grupo de alunos e a PUC-SP aconteceu quando foram selecionados os cinco trabalhos finais, de um total de 72, que foram enviados à Nasa. A profa. Cristiane Tavolaro (Depto. de Física da PUC-SP), que coordena o laboratório de Física do Colégio Dante Alighieri  e os Laboratórios de Engenharias da Universidade,  fez parte da equipe que escreveu o projeto do “cimento espacial” junto à Nasa e sabia da necessidade da equipe de realizar testes com o experimento. A

Universidade cedeu um dos seus laboratórios de Engenharia Civil para ajudar os estudantes a atender uma das exigências do processo de seleção. “Naquele momento eram projetos, nenhum teste havia sido realizado efetivamente. Os alunos tinham dúvidas sobre a mistura de argamassa a ser colocada no tubo padrão do experimento. Então oferecemos o laboratório para que a mistura inicial fosse feita e testada”, explica a professora. O grupo contou também com a ajuda da aluna do curso de Engenharia Civil, Ana Carolina Bruno Machado que acompanhou todo o experimento auxiliando o grupo e esclarecendo dúvidas.

Na terça-feira os estudantes embarcaram para Washington junto com a orientadora e professora de informática educativa Camila Mafra Uva, e de Leandro Alves dos Santos (Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital – TIDD pela PUC-SP), que é formador de professores municipais da diretoria regional de Educação. Chegaram à cidade na manhã desta quarta.

Clique e confira o lançamento do projeto ao espaço a partir de Cabo Canaveral, na Flórida.