PUC-SP recebe 38ª edição do “Curso de Verão”
Reitor Vidal Serrano Jr. participou da abertura das atividades, promovidas pelo Centro...
Material que foi enviado ao espaço foi testado em laboratório da Universidade
A NASA - agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial – enviou ao espaço, nessa sexta-feira (29/6), o experimento “cimento espacial” criados por estudantes brasileiros do ensino fundamental e testado no laboratório de Engenharia Civil da PUC-SP.
Pela primeira vez, em 14 anos, um experimento de jovens estrangeiros é escolhido para ser enviado à Estação Especial Interncaional (ISS), anteriormente só norte-americanos e canadenses participação da competição.
O grupo formado pelos estudantes Natan Cardoso de Oliveira (EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental Perimetral); Guilherme Funck, Laura D’Amaro e Otto Gerbakka (Colégio Dante Alighieri); e Sofia de Ávila (ONG Projeto Âncora) desenvolveram um cimento com mistura de plástico reciclável, resistente à gravidade e que pode ser reproduzido em impressoras 3D. Esse material será testado no espaço para auxiliar em pesquisas sobre construção de futuras bases espaciais.
A inciativa da parceria entre o grupo de alunos e a PUC-SP aconteceu quando foram selecionados os cinco trabalhos finais, de um total de 72, que foram enviados à Nasa. A profa. Cristiane Tavolaro (Depto. de Física da PUC-SP), que coordena o laboratório de Física do Colégio Dante Alighieri e os Laboratórios de Engenharias da Universidade, fez parte da equipe que escreveu o projeto do “cimento espacial” junto à Nasa e sabia da necessidade da equipe de realizar testes com o experimento. A
Universidade cedeu um dos seus laboratórios de Engenharia Civil para ajudar os estudantes a atender uma das exigências do processo de seleção. “Naquele momento eram projetos, nenhum teste havia sido realizado efetivamente. Os alunos tinham dúvidas sobre a mistura de argamassa a ser colocada no tubo padrão do experimento. Então oferecemos o laboratório para que a mistura inicial fosse feita e testada”, explica a professora. O grupo contou também com a ajuda da aluna do curso de Engenharia Civil, Ana Carolina Bruno Machado que acompanhou todo o experimento auxiliando o grupo e esclarecendo dúvidas.
Na terça-feira os estudantes embarcaram para Washington junto com a orientadora e professora de informática educativa Camila Mafra Uva, e de Leandro Alves dos Santos (Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital – TIDD pela PUC-SP), que é formador de professores municipais da diretoria regional de Educação. Chegaram à cidade na manhã desta quarta.
Clique e confira o lançamento do projeto ao espaço a partir de Cabo Canaveral, na Flórida.