PUC-SP é destaque no Ad Scientific

por Redação | 09/10/2024

Leia a seguir destaque feito pela Reitoria sobre a citação de docentes da PUC-SP em ranking internacional:

O ranking Ad Scientific, publicado neste 2º semestre de 2024, avaliou aproximadamente 2,5 milhões de cientistas. Esse é um dos rankings mais importantes do mundo que analisa o desempenho científico individual dos pesquisadores ao descrever os coeficientes de produtividade total e dos últimos seis anos, organizados em bancos de dados de plataformas como Scopus (Elsevier), Web of Science (Clarivate Analytics), Google Scholar e Nature Index. A classificação é realizada por meio da pontuação de seus cientistas nas universidades e Instituições de pesquisas, seguindo a ordem:

- Pontuações totais do índice h: reflete a influência acadêmica cumulativa de um pesquisador ao longo de toda a sua carreira.

- Pontuações do índice h dos últimos 6 anos: destaca a produtividade e o impacto acadêmico recente.

- Pontuações totais do índice i10: indica o número de publicações com pelo menos 10 citações, mostrando a amplitude do trabalho de alto impacto.

- Pontuações do índice i10 dos últimos 6 anos: reúne as publicações recentes de alto impacto, destacando a produtividade do pesquisador nos últimos anos.

- Número total de citações: mede o impacto cumulativo das publicações.

- Número de citações nos últimos 6 anos: destaca o impacto recente da citação do trabalho de um pesquisador.

Nesta edição, o ranking avaliou cerca de 24 mil instituições em 220 países, aproximadamente 2.5 milhões de cientistas foram avaliados. O Brasil, com 577 instituições de pesquisas e universidades ranqueadas ocupa o 1º lugar, com 71 mil cientistas entre os mais influentes. Dentre as universidades privadas no Brasil, a PUC-SP ficou na 1ª posição, e na América Latina a PUC-SP ficou na 20ª posição. Ao todo, 488 docentes da PUC-SP foram avaliados.

A reitora, Profa. Maria Amalia Pie Abib Andery, que figura no ranking entre os(as) 15 docentes com maior destaque na instituição, ressalta que a presença de docentes da PUC-SP neste ranking é reflexo da eficiência e excelência de suas pesquisas, com reconhecimento e reputação internacional. Além disso, tal influência impulsionou o excelente desempenho da nossa Universidade na classificação geral.

A PUC-SP parabeniza seus docentes pelo resultado!