Carmelita, Tércio e Sérgio: três Professores Eméritos da PUC-SP

Docentes receberam título do Conselho Universitário, na manhã de 9/10

por Thaís Polato | 09/10/2024
Renata Nascimento / Acervo ACI

Três docentes com diferentes histórias, mas com duas coisas em comum. A primeira delas, fazer da docência e da pesquisa algo que extrapola a sala de aula e transborda os muros da Universidade. A segunda, receber o mais nobre título que a PUC-SP pode ofertar em reconhecimento à trajetória acadêmica e profissional de seus docentes: o de Professor Emérito.

As histórias de Maria Carmelita Yazbek (Serviço Social), Sérgio de Iudícibus (Ciências Contábeis) e Tércio Sampaio Ferraz Júnior (Direito) se cruzaram na manhã de 9/10, no palco do Tucarena. Os três se tornaram Professores e Professora Eméritos da PUC-SP, coroando com emoção uma longa trajetória de reconhecimento na comunidade externa e interna, em suas respectivas áreas.

A honraria é concedida pelo Conselho Universitário (Consun) e a sessão contou com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e Grão-Chanceler da PUC-SP, da reitora Maria Amalia Andery, além de pró-reitores, integrantes do Consun, autoridades, entidades de classe, comunidade puquiana, familiares e amigos dos homenageados.

O prof. Sérgio de Iudícibus, que passou recentemente por duas cirurgias, foi representado por sua filha Renata.

Veja a seguir trechos dos depoimentos da cerimônia e, ao final, o vídeo com a íntegra do evento.

Cardeal Odilo Pedro Scherer
"Esta sessão tem um significado muito especial, pois celebra o trabalho, a memória e a cultura elaborada pela PUC-SP através das pessoas que a ela se dedicam, há tanto tempo. Que o exemplo deste docentes, sua dedicação e o transbordamento que propiciam à PUC-SP para além de suas paredes sirva como estímulo a todos professores e estudantes."

Reitora Maria Amalia Andery
"Conceder o título de Professor Emérito é reconhecer uma longa e produtiva vida acadêmica e a capacidade de formação de um docente. É a maior honra que a Universidade pode conceder, pois ela vem dos pares, daqueles que trilham, junto, parte do caminho dos eméritos. Cada um destes três professores deixa uma marca de valor nessa universidade, constrói a capacidade de intervenção da PUC-SP na produção de conhecimento e de formação de formadores."

Prof. Sérgio de Iudícibus (em mensagem de vídeo)
"É com imensa alegria que recebo este título, jamais pude esperar receber algo tão importante. Estou muito emocionado. Agradeço à Reitoria, ao Mestrado Profissional em Ciências Contábeis, Controladoria e Finanças e a todos os amigos da PUC-SP. Agradeço também às entidades da área presentes a esta sessão e, de forma particular, ao meu amigo e prof.  Fernando de Almeida Santos, coordenador do Mestrado. Viva a PUC-SP!"

Prof. Fernando de Almeida Santos (FEA, homenageou o prof. Iudícibus)
"O prof. Iudícibus é uma referência nacional e internacional na área de Ciências Contábeis e tem, atualmente, mais de 17 mil citações no Google acadêmico. Mas de tantos trabalhos tão importantes, eu queria citar especialmente um deles, por representar tão bem o nosso querido professor: a obra Cartas aos Estudantes de Contabilidade, escrita em parceria com os profs. Eliseu Martins e José Carlos Marion. Este trabalho diferente traz, para além de questões profissionais, o lado humano dos autores. A maneira simpática e nobre com que compartilham suas experiências nos encanta. Estamos todos em festa por este merecido reconhecimento."

Prof. Tércio Sampaio Ferraz Júnior
"Assim como uma palmeira é mais do que sua verdejante copa, a universidade é mais do que sua ordenação burocrática, é a comunhão de docentes e estudantes, enraizada na PUC-SP desde a sua instalação. É também o espírito de sua resistência, como um caule que se dobra, mas não se quebra. Foi o que senti, esse transbordar de espírito que ultrapassa a simples repetição do conteúdo em sala de aula, ao me tornar professor da PUC-SP, em 1969. E é no espírito de uma universidade irrequieta, rebelde e inovadora, associada ao perfil aberto e conciliador de seus mestres, que há anos leciono nesta pontifícia universidade as áreas de Filosofia Jurídica e Filosofia Social. Sou muito grato por esse momento."

Prof. Lafayette Pozzoli (Direito, homenageou o prof. Tércio)
"Estamos reunidos aqui hoje para celebrar uma vida dedicada ao conhecimento, à justiça e à educação. Esta homenagem é mais do que um reconhecimento institucional, é uma reverência a um dos grandes mestres do pensamento jurídico brasileiro, cujas ideias transcenderam as barreiras do tempo, iluminando caminhos que outros não ousaram explorar."

Profa. Maria Carmelita Yazbek
"Agradeço a todos que estão me acompanhando muito de perto ao longo destes anos e que vem me construindo como ser humano, pesquisadora, professora e assistente social. Este é um momento de olhar minha caminhada na Universidade, porque ela nunca foi solitária. O caminho que trilhei, de enorme fecundidade, sempre foi em parceria. Cheguei aqui por um processo dialógico, marcado por reciprocidade, cumplicidades e, principalmente, porque sinto que sou parte do coletivo de uma profissão que vem deixando suas marcas na luta por uma outra ordem societária."

Prof. Ademir Alves da Silva (Serviço Social, homenageou a profa. Maria Carmelita)
"A trajetória da profa. Carmelita se entrelaça com a história da PUC-SP e do Serviço Sociai no Brasil, na América Latina, em Portugal e em Angola, na produção de um conhecimento crítico que eu chamo de um pensamento social insurgente, em face da ordem opressora e injusta. Queremos homenagear a professora por sua dedicação ao trabalho docente na PUC-SP, formando gerações de profissionais e de pesquisadores, e por sua valiosa contribuição à consolidação da área acadêmica e profissional no Brasil em outros países."