PUC-SP está com inscrições abertas para mestrado e doutorado em Comunicação Humana e Saúde

Programa é resultado da reestruturação do Pós em Fonoaudiologia da PUC-SP, pioneiro no Brasil

por Redação | 23/04/2021

Até 30/4 (16h), a PUC-SP está com inscrições abertas para seus cursos de pós-graduação stricto sensu. Uma das novidades do processo seletivo deste semestre é o Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação Humana e Saúde. Ele é resultado da reestruturação do Programa de Fonoaudiologia da PUC-SP, pioneiro no Brasil e prestes a completar 50 anos de história, em 2022.

Segundo a professora Marta Assumpção de Andrada e Silva, coordenadora do Programa, a reestruturação valoriza a Fonoaudiologia como um campo de conhecimento cuja vocação é o diálogo nas interfaces disciplinares. “Sempre tivemos o diferencial de abranger pesquisas e pesquisadores de áreas que não sejam somente da Fonoaudiologia. A mudança no nome traduz isso melhor, assim como traduz toda a atitude de renovação, de amplitude, da capacidade de internacionalização e da constante busca por qualidade da nossa produção científica”, afirma Marta.

A coordenadora destaca que a comunicação humana pode ser objeto de estudo de diversas áreas de conhecimento, porque envolve fatores biológicos, linguísticos, psíquicos e sociais. “Abordamos comunicação na perspectiva da saúde e suas diferentes experiências humanas, que podem envolver aspectos relacionados à clínica, ao trabalho, à reabilitação, à educação e às manifestações artísticas, entre outras, seja em espaços empresariais ou governamentais”, afirma Marta.

O Programa se estrutura a partir de três linhas de pesquisa: “Audiologia e Ações em Saúde”, “Linguagem, Corpo e Psiquismo" e "VozComunicação, Saúde e Arte”. Cada uma delas agrega pesquisadores de diferentes níveis (iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doc) e oriundos de diversas graduações além da Fonoaudiologia, como Psicologia, Pedagogia, Comunicação, Medicina, Música, Nutrição e Fisioterapia, entre outras. “Isso tudo favorece a formação e a integração de profissionais e pesquisadores em seus diversos campos temáticos”, destaca a coordenadora.

Saiba mais sobre o processo seletivo

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação Humana e Saúde oferece vagas para mestrado e doutorado, como início no segundo semestre. Clique aqui para acessar o edital e fazer a inscrição.

Ao todo, o processo seletivo de pós-graduação da PUC-SP tem vagas abertas em 25 cursos de mestrado acadêmico, 4 cursos de mestrado profissional e 20 cursos de doutorado.

Ex-alunos que concluíram graduação, especialização ou mestrado na PUC-SP têm isenção da taxa de inscrição, assim como também os alunos da PUC-SP que concluirão seu curso no 1º semestre de 2021.

Todas as informações necessárias para participar do processo seletivo constam no edital de cada Programa. Para obter alguma outra informação, escreva para a Secretaria de Administração Escolar de Pós-Graduação (SAE-PG) da PUC-SP: alunospos@pucsp.br.