PUC-SP estabelece parceria com organização Ecofalante

Acordo prevê disponibilização do acervo audiovisual da instituição para a comunidade puquiana

por Renata Nascimento | 24/04/2023

A PUC-SP, por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (ProCRC) e a Ecofalante ­– organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 2003, e que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade ­– firmaram parceria. O objetivo do acordo é oferecer o rico acervo de filmes e produções audiovisuais do Programa Ecofalante Universidades à comunidade acadêmica da PUC-SP.

A Ecofalante produz filmes, documentários e programas de televisão de caráter cultural, educativo e socioambiental, constituindo um vasto acervo de produções audiovisuais. A organização desenvolve, ainda, o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

“Com a criação deste Acordo de Cooperação Técnica Educacional entre a Ecofalante e a PUC-SP contribuímos ainda mais com a história da Universidade no que tange o seu processo formativo, profissional e intelectual no Brasil e na defesa da democracia. Um tema bastante presente dentro do nosso acervo de filmes. Além disso, as obras cinematográficas servem de estímulo a uma formação cada vez mais cidadã e crítica da sociedade a partir dos mais diversos temas, como: emergência climática, saúde, trabalho, economia, gênero, questões raciais, dentre outros assuntos cruciais de serem cada vez mais inseridos em nossa sociedade”, comenta José Mateus Rodrigues, Coordenador do Programa Ecofalante Universidades.

O conjunto de obras audiovisuais da Ecofalante é formado predominantemente por filmes que estão fora do cinema convencional, o que torna o acesso aos conteúdos ainda mais importante em termos de diversidade. “Um volumoso e consistente acervo de filmes (longas, médias e curtas-metragens), geralmente não disponíveis na Web ou outras mídias comerciais, estão disponíveis para aulas, eventos, mostras e, até, para atividades de cineclube”, comenta Luiz Augusto de Paula Souza, Professor e Assistente Especializado de Comunicação da Reitoria.

Além da disponibilidade do acervo na plataforma de streaming Ecofalante Play, que acolherá os professores e alunos que lá se cadastrarem – a OSC oferece o serviço de curadoria aos docentes que gostariam de realizar pesquisas. Após a solicitação, a Ecofalante oferece sugestões dentro do acervo e propõe uma metodologia para aplicação do tema em sala de aula.

Para o professor Luiz Augusto, a aliança entre as duas instituições deve ser celebrada. "Há vários meses, a ProCRC trabalha a parceria entre a PUC-SP e a Ecofalante e, agora, lança essa importante iniciativa, colocando à disposição da comunidade universitária uma plataforma audiovisual potente para apoiar o trabalho acadêmico dos professores em temas relacionados ao meio-ambiente, aos ODSs, ao desenvolvimento sócio-ambiental e econômico saudável e sustentável, etc.”, comenta.

A pró-Reitora de Cultura e Relações Comunitárias, Mônica de Melo, assinala que a formalização da parceria com a prestigiada organização dedicada à divulgação e produção cinematográfica disponibiliza para a comunidade acadêmica puquiana um importante acervo de temas e títulos. “Trata-se de uma linguagem cada vez mais valorizada como forma de reflexão sobre a realidade, presente nas estratégias acadêmicas e provocando a reflexão sobre as questões socio-ambientais. A organização coloca em relevo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, identificando os filmes com os ODSs, favorecendo a busca de títulos e a utilização do acervo. Para além da possibilidade de sessões de cinema nas atividades pedagógicas programadas pelos docentes, a parceria fortalece iniciativas cineclubistas em curso na PUC-SP, sejam elas voltadas para o público interno ou para a comunidade do entorno”, conclui Mônica.

Clique aqui e saiba como consultar os materiais da Ecofalante Play.

Reunião do grupo da PUC-SP celebrando a assinatura do Convênio entre a Universidade e a Ecofalante. Professores da PUC-SP: Julio Vainer (TV PUC), Pedro Aguerre (Assistente especializado na Procrc), Marcus Bastos e Jane de Almeida, do Curso de Multimeios. Da Ecofalante, estão presentes: Matheus Matias de Menezes e José Mateus (Coordenador Programa Ecofalante Universidades).