Estudantes de Comunicação e Multimeios visitam a Cinemateca Brasileira

Atividade foi organizada pela aluna Laura Palma, que fez Iniciação Científica sobre a Instituição cultural

por Redação | 24/04/2023

A Cinemateca Brasileira recebeu, dia 18/4, uma turma de alunos do curso de Comunicação e Multimeios. O grupo foi recebido pela coordenadora de atendimento Elisa Ximenes, que apresentou um panorama histórico da Instituição cultural.

Durante a atividade, os alunos das disciplinas Práticas de Cineclube e Narrativas: Roteiros para Audiovisual tiveram a oportunidade de visitar a biblioteca e os espaços de documentação e restauração, além de conhecer equipamentos de copiagem analógica, visualização de filmes e digitalização.

Os estudantes também puderam ver equipamentos antigos, que integram uma história tecnológica do cinema ainda funcionando, como uma copiadora analógica dos anos 1930.

Após a visita, o grupo assistiu a um episódio do filme HIstória(s) do Cinema de Jean-Luc Godard, parte do Festival de Documentários É Tudo Verdade.

Novos olhares

“É muito importante esse tipo de atividade porque além de despertar interesse dos alunos sobre o tema, mostra a importância da Instituição em si e da atividade arquivística realizada dentro do universo do cinema. Também é legal por ampliar as perspectivas de trabalho, em uma área que não é tão conhecida externamente”, afirma Laura Palma, aluna monitora da turma que esteve na Cinemateca Brasileira, acompanhada também da profa. Jane de Almeida.

Não é a primeira vez que elas atuam em conjunto. A docente foi orientadora de Laura na pesquisa de Iniciação Científica que a estudante realizou, sobre “técnicas de digitalização na Cinemateca Brasileira do período de 2002 a 2013”.

A pesquisa durou um ano (segundo semestre/2021 ao primeiro semestre/2022) e teve apoio de bolsa PIBIC-CEPE.

“Sempre tive uma ligação com a instituição, meu pai trabalhou lá e eu ia com certa frequência quando era criança. Conforme aprofundava a pesquisa, ia entendendo a importância da digitalização para a restauração e a difusão do cinema brasileiro, e resolvi dar esse enfoque”, afirma Laura, que está na reta final do curso de Comunicação e Multimeios.

No início deste semestre, a estudante conta que entrou em contato com a profa. Jane para conseguir uma monitoria na disciplina de Práticas de Cineclube. “Achei que poderia contribuir, devido à relação com a minha pesquisa. Quando fui aprovada, nos reunimos e elaboramos o semestre. Como uma das atividades, decidimos por uma visita à Cinemateca, que eu organizei. A Instituição aceitou prontamente e nos recebeu, inclusive nos guiando gentilmente por todo o passeio”, ressalta Laura.