PUC-SP exibiu filmes da Mostra Ecofalante

O evento marcou o lançamento do e-book Conflitos socioambientais: uma abordagem interdisciplinar (Educ)

por Cláudio Oliveira | 12/06/2022

O prof. Pedro Aguerre, assistente especializado da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias, abriu o evento saudando o curso de Ciências Sócio Ambientais da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP. “Hoje estamos celebrando uma parceria com a Mostra Ecofalante de Cinema e prestigiando o curso de Ciências Ambientais, para que ele tenha o espaço que necessita ter em nossa Universidade e para que a gente continue sendo testemunhos vivos de uma PUC-SP  relevante na agenda do país”.

Ainda na abertura a profa. Lucia Helena Rangel (Ciências Sociais) falou sobre o atual momento vivido no país em relação à preservação do meio ambiente. “A gente gostaria de mudar este tom de destruição, porém nosso Congresso Nacional é um monstro a engolir coisas fundamentais à sociedade, como meio ambiente. Se há marco temporal para terras indígenas, então deveríamos propor um projeto de lei para estabelecer o mesmo para terras griladas”, refletiu a docente referindo-se às recentes votações que ocorreram no legislativo brasileiro.

A Mostra contou com a exibição de dois filmes inéditos: Mulheres na Conservação (direção de Paulina Chamorro e João Marcos Rosa, em 2023), documentário que faz um recorte do universo de mulheres que estão à frente de ações e estudos sobre conservação do meio ambiente e, Cinzas da Floresta (direção André D’elia, em  2023) que trata de uma expedição que percorreu mais de 10 mil quilômetros por quatro grandes biomas: Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica.

Após as exibições houve respectivamente mesas de debates com a presença dos diretores, membros das equipes de produção e convidados.

Na ocasião também foi lançado o e-book Conflitos socioambientais: uma abordagem interdisciplinar (Educ), organizado pelas professoras Dulce Maria Tourinho Baptista, Lucia Helena Rangel e Marijane Vieira Lisboa. A prof. Dulce falou sobre o e-book. “A gente dedica este livro aos alunos do curso de Ciências Socioambientais. Estudantes e militantes comprometidos com as questões ambientais. Foi um desafio para nós elaborar este livro que, ao meu ver, trata de temas muito importantes como, o decrescimento (de áreas conservadas), a realidade brasileira institucional (no que diz respeito a preservação ambiental), às estruturas do sistema internacional, a percepção socioambiental dos catadores, desastres ambientais, além de outros temas”, resumiu a docente.

O evento é resultado de uma parceria entre a PUC-SP, por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (ProCRC) e a Ecofalante – organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 2003, e que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Segundo os organizadores o objetivo é oferecer o rico acervo de filmes e produções audiovisuais do Programa Ecofalante Universidades à comunidade acadêmica da PUC-SP.
A  12ª edição "Mostra Ecofalante de Cinema em São Paulo acontece de 1º a 14/6. Clique aqui e veja programação completa.

Para assistir o evento na íntegra clique aqui..