PUC-SP lança novo projeto para inclusão de funcionários surdos na Universidade

Núcleo de Apoio Pedagógico e Educação Inclusiva (NAPEI) e Direção do Campus Monte Alegre elaboraram cartazes para estimular comunicação por Libras

por Redação | 12/06/2019

O Núcleo de Apoio Pedagógico e Educação Inclusiva (NAPEI), vinculado à Faculdade de Educação, e a equipe da Direção do Campus Monte Alegre realizaram nesta terça-feira (11/6) uma reunião de conclusão da primeira fase do projeto Comunique-se por Libras, com a presença de parte dos 26 funcionários surdos que atuam como auxiliares. A iniciativa, que contou com a participação e apoio da Derdic, do Setor de Atendimento Comunitário – PAC, da Associação de Funcionários da PUC-SP (AFAPUC) e de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, prevê a instalação de cartazes em pontos estratégicos da Universidade para estimular a comunicação por Libras. “Esse projeto nasceu de uma necessidade dos próprios funcionários surdos e foi desenvolvido com participação ativa deles, que apontaram as dificuldades do cotidiano para se comunicar com a comunidade, como por exemplo para dizer “bom dia”, “boa tarde”, “obrigado”. Entendemos que a elaboração desses materiais, com o uso de fotos deles próprios ensinando essas expressões em Libras seria a melhor forma de orientar. Queremos mostrar que a PUC-SP é uma universidade inclusiva”, explica a coordenadora do NAPEI, professora Neide Noffs.

Os cartazes serão instalados em pontos estratégicos do campus Monte Alegre no início do próximo semestre e encaminhados, por email, ao corpo docente. “Trata-se de um projeto piloto, elaborado ao longo dos últimos seis meses, que será implementado, a princípio, no campus Monte Alegre, mas que pretendemos sim levar aos outros campi”, afirma Rafael Jenuíno, que integra a equipe da Direção de Campus.

Durante o evento, a diretora da Faculdade de Educação, professora Madalena Guasco, elogiou o projeto. “É um grande privilégio saber que a Faculdade contribui na elaboração deste trabalho, pois não se trata de adequar a Universidade para receber funcionários e alunos surdos, e sim de uma inclusão de fato, de fazer com que se sintam parte, que é o grande desafio”, acrescentou.

Além dos cartazes, o Núcleo de Apoio Pedagógico e Educação Inclusiva prevê a criação de cursos rápidos de Libras e ações que estimulem o contato direto com os funcionários surdos. Confira o material completo clicando aqui ou confira abaixo: