PUC-SP na Mídia: autodeclarados pardos entram na Justiça contra USP

Participação do prof. Amailton Azevedo (História e PróCRC)

por Redação | 08/03/2024

O jornal SP2, da Tv Globo, ouviu o prof. Amailton Azevedo (História e PróCRC), para a reportagem Estudantes autodeclarados pardos entram na Justiça contra USP. Clique aqui para assistir.

"Na polêmica em questão é importante sabermos que foram analisados mais de 1600 candidatos, e desses, três geraram dúvidas. Argumento que as comissões de verificação estão passíveis a erros e imprecisões. Mas, daí, acusá-las de tribunal racial, me parece um equívoco grosseiro. Esse tipo de postura não contribui em nada para tornar a Universidade mais negra e parda. A Universidade brasileira, ainda é, majoritariamente,  branca no seu corpo docente e discente. Há posições que defendem ser dever do Estado investir em educação pública e de qualidade para todos. Eu também sou favorável. Entretanto, par e passo a políticas universalistas, deve-se adotar políticas reparatórias. No médio e no longo prazo, não tenho dúvidas, de que o trabalho das comissões e as cotas vão contribuir  para que a Universidade espelhe o conjunto do povo brasileiro e avance para a diversidade do pensamento intelectual", afirmou o professor, em suas redes sociais.