PUC-SP oferece curso e atendimento jurídico para imigrantes e refugiados

Atividades começam neste sábado, dia 15/2

por Redação | 12/02/2020

O projeto PUC-SP de portas abertas aos imigrantes e refugiados começa neste sábado (15/2), no campus Monte Alegre.  O objetivo é promover inclusão social para imigrantes e refugiados adultos, na cidade de São Paulo, por meio de sua inserção no ambiente universitário, mediado pela realização de cursos e atividades educacionais voltados ao aperfeiçoamento pessoal, somado ao atendimento jurídico de orientações necessárias. Ambos são gratuitos.

A ação integra o Termo de Colaboração – Edital de Chamamento Público SNJ nº 01/2018, uma parceria entre o Ministério da Justiça e a PUC-SP, envolvendo três setores da universidade: Escritório Modelo D. Paulo Evaristo Arns, Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais (CEDEPE) e Núcleo de Trabalhos Comunitários (NTC).

Atendimento jurídico

O processo de atendimento jurídico se efetivará por agendamento prévio seguido de atendimento individual ao imigrante ou refugiado, que receberá a orientação jurídica de um advogado especializado e poderá ser encaminhado aos serviços e órgãos públicos que sejam necessários para sua integração social e laboral. Os atendimentos, inicialmente, serão realizados no Escritório Modelo Dom Evaristo Dom Paulo Evaristo Arns (R. João Ramalho, 295 – Perdizes. SP).

Para realizar os agendamentos das orientações jurídicas, assim como para sanar dúvidas e procurar outras informações, entre em contato por e-mail portasabertas@pucsp.br ou por telefone: (11) 3872-6992.

Cursos presenciais

O projeto também proporcionará o desenvolvimento de sete ciclos de cursos presenciais, de sete aulas cada, com os seguintes temas: orientação jurídica; acolhimento e interação com a língua portuguesa; crianças e adolescentes; idosos; violência de gênero; racismo; e inclusão por meio da cultura. Os imigrantes e os refugiados poderão montar sua própria grade de aulas, de acordo com seus interesses e disponibilidades de horário e as vagas oferecidas, num total de 50. Cada aula terá duração de 8 horas e será ministrada no campus Monte Alegre, em Perdizes. Não é necessário ter nenhuma formação acadêmica anterior para participar. As

As inscrições deverão ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/1SRxIz5pK3ddhwVGlLfHfslj6fmYb3UFwYTye2Xz9QHU/viewform?vc=0&c=0&w=1&edit_requested=true até um dia antes do início das atividades. Após esse período, caso ainda haja vagas, será possível a inscrição presencial no dia das atividades. Ao final dos ciclos, serão emitidos certificado aos participantes.