PUC-SP participa da Conferência Inaugural do Consórcio de Universidades Católicas (CCU)

Evento foi realizado em Roma, de 16 a 18/6

por Redação | 30/06/2022

A PUC-SP participou, de 16 a 18/6, da Conferência Inaugural do Consórcio de Universidades Católicas (CCU), realizada em Roma. Cinco docentes representaram a Universidade: Natalia Felix (responsável pela Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais da PUC-SP), Fernanda Liberali (Pós em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem), Terra Budini (Relações Internacionais), Mariana Jansen Ferreira (FEA e coordenadora do Escritório de Dados da PUC-SP) e Jefferson de Oliveira Silva (Ciências de Dados/FACEI).

O CCU é uma iniciativa da Universidade de Notre Dame (EUA) que reúne 10 universidades católicas no mundo todo: Bethlehem University (Palestina); Fu Jen Catholic University (Taiwan); Katholische Universität Eichstätt-Ingolstadt (Alemanha); Pontificia Universidad Católica de Chile (Chile); Pontificia Universidade Catolica de São Paulo (Brasil); Strathmore University, Nairobi (Quênia); University of Notre Dame (EUA e Australia); Ukrainian Catholic University (Ucrânia); Saint Mary’s University (Inglaterra).

“Os entendimentos que levaram à iniciativa, inaugurada em 2021, se iniciaram em março de 2019, quando a PUC-SP recebeu a visita de Michael Pippenger, Vice-Presidente e Associate Provost for Internationalization da Universidade de Notre Dame (EUA), e o subsequente envio de comitiva da PUC-SP à IES americana, em setembro do mesmo ano. Em fevereiro de 2021, as conversas foram retomadas, desta vez com meu envolvimento direto como representante institucional da PUC-SP”, afirma a profa. Natalia.

As reuniões e conversas realizadas ao longo do ano de 2021 levaram à definição dos objetivos e procedimentos do Consórcio, estruturados em três frentes: promoção da pesquisa e de uma comunidade acadêmica para enfrentar os principais desafios da Igreja e do mundo; desenvolvimento de oportunidades de uma educação global para os estudantes; e compartilhamento de boas práticas institucionais.

Segundo a profa. Natalia, durante os encontros decidiu-se pela realização de uma Conferência presencial do CCU no Global Gateway da Universidade de Notre Dame, em Roma, como o primeiro passo para a realização de seus objetivos, a partir do fortalecimento da parceria e aproximação das Universidades envolvidas.

O tema de trabalho proposto para o primeiro ciclo de atividades do Consórcio foi Sustentabilidade e Justiça Social, mesmo tema da Conferência. Para a execução da proposta, foram selecionados pesquisadores de cada uma das IES, de forma interdisciplinar, no intuito de avançar o trabalho em cinco frentes, que se consolidaram em cinco Grupos de Trabalho: Água, Solo e Ar; Produção e Segurança Alimentar; Energia; Pobreza e Desigualdade; e Educação. Em 2022, os GTs iniciaram diálogos internos para definição da agenda a ser tratada durante a Conferência.

No âmbito das atividades do CCU, também foi lançado um concurso discente, o “Green Up: Student Research Leading to a Sustainable Future”, em que os estudantes das IES parceiras puderam enviar vídeos curtos e resumos de suas pesquisas sobre sustentabilidade. Cinco estudantes da PUC-SP enviaram propostas. Os vencedores foram da Universidade de Notre Dame (EUA) e da Katholische Universität Eichstätt-Ingolstadt (Alemanha).

Durante o evento, a PUC-SP assinou o Convênio Geral de Cooperação Acadêmica e outro específico para intercâmbio de estudantes com a Universidade de Notre Dame.

“O evento foi muito importante do ponto de vista da internacionalização da PUC-SP, criando espaço para a construção de uma rede de IES católicas parceiras. O networking iniciado neste espaço será fundamental para o fortalecimento da parceria no âmbito da pesquisa dos docentes envolvidos, na busca pelo desenvolvimento de políticas institucionais de sustentabilidade e justiça social, e também para o início de um engajamento dos discentes das IES envolvidas”, considera a profa. Natalia.

Assista, a seguir, a participação da profa. Mariana Jansen Ferreira, no ThinkND: