PUC-SP perde Jerusa Pires Ferreira

Ela era docente do Pós em Comunicação e Semiótica

por Redação | 22/04/2019

A PUC-SP lamenta o falecimento da professora e ensaista Jerusa Pires Ferreira, aos 81 anos, ocorrido neste domingo, dia 21/4, em Salvador (BA).

Ela era docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e estava de licença da Universidade para tratamento médico. Jerusa era doutora e livre-docente pela Universidade de São Paulo. Também era professora da Escola de Comunicação e Artes da USP.

Clique aqui para ler reportagem do jornal Estado de S.Paulo sobre a morte da docente. O texto foi reproduzido por veículos de imprensa de todo o país.

Abaixo, texto-homenagem do prof. Eugênio Trivinho, colega de Jerusa no Pós em Comunicação e Semiótica.

"Caros(as) colegas,
Faleceu na tarde de ontem – Páscoa tristíssima – nossa querida Profa. Jerusa Pires Ferreira.
No momento em que escrevo em sua evocação, seu corpo encontra-se em cerimônia de cremação em Salvador/BA, sua terra de formação acadêmica.
Natural de Feira de Santana, Jerusa era uma intelectual de notável cultura e sensibilidade, admirável na elevação e serenidade espirituais com que encarava as vicissitudes da vida e as perdas no caminho, com que respeitava o lugar de fala e o ponto de vista dos(as) interlocutores(as), com que abrigava a ética necessária na vida acadêmica, com que contribuía intensamente para a PUC-SP e para a USP – suas duas casas de trabalho –, com que se preocupava com os destinos e horizontes do país, e tudo o mais.
Jerusa era, acima de tudo, uma pessoa cheia de vida e alegria, que sabia compartilhar com sabedoria com amigos(as), colegas de trabalho, orientandos(as) e alunos(as).
Perdemos uma companheira extraordinária, uma professora extremamente dedicada, uma notável pesquisadora, de muitos livros e ensaios (especialmente sobre cultura popular, literatura, oralidade e memória) e uma colega de incansável resistência, cuja trajetória se confunde com a história de construção do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP.
Ao mesmo tempo que deixamos as nossas condolências aos(às) seus(uas) familiares e amigos(as), ficam, de todos os(as) membros(as) de nosso Colegiado, os nossos profundos sentimentos de amizade eterna, com as nossas maiores homenagens.
Eugênio Trivinho"