Entre os dias 19 e 21/9, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP foi palco do 4º Encontro de Pluralidade e Diversidade. Organizado pelo Departamento Sociocultural do Centro Acadêmico Vital Brazil, o evento objetivou aprofundar discussões sobre inclusão e diversidade no cenário médico e social.
Cidadania e responsabilidade social
A diretora de campus, Silvia Cattani, ressaltou a importância da iniciativa: “A pluralidade destaca a necessidade de aceitar a existência do outro. Este encontro nos leva a refletir sobre temas sociais, principalmente no que diz respeito à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais com os quais convivemos, e sobre sermos críticos às desigualdades socioeconômicas e relações discriminatórias e excludentes na sociedade”. Ela pontuou: “É preciso compreender que todo ser humano tem seu valor. Isso não significa aderir aos valores do outro, mas, sim, respeitá-los”.
Caráter beneficente
Além de propiciar um espaço de diálogo e reflexão, o evento também teve um caráter beneficente. Caroline Marie Alves Ferreira, presidente (Gestão Diana Tannos) do Centro Acadêmico Vital Brazil, detalhou: “Sugerimos que os participantes doassem 1 kg de alimento não perecível, com o objetivo de arrecadar fundos e alimentos para ações de fim de ano, tanto do Dia das Crianças quanto do Natal”.
Temáticas abordadas
· População em situação de rua: no primeiro dia, Vinícius Lima, jornalista e cofundador do Projeto SP Invisível, e Paulo Escobar, sociólogo e coordenador do Observatório de Aporofobia Dom Pedro Casaldáliga, conduziram debates sobre a luta da população em situação de rua e vulnerabilidade social.
· Racismo estrutural: o segundo dia focou nas discussões sobre o racismo estrutural e institucional. Maria Teresa Ferreira, gestora pública e estudiosa das áreas de raça e gênero, juntamente às integrantes do Coletivo das Pretas, lideraram os debates.
· Saúde LGBTQIA+: o último dia foi dedicado à discussão da saúde LGBTQIA+, com enfoque nas contribuições da doutora Andrea Hercowitz, coordenadora de saúde da ONG Mães pela Diversidade, e do médico Lucas Prado Jacob, infectologista pela PUC-SP.
O 4º Encontro de Pluralidade e Diversidade reafirmou o compromisso da PUC-SP com a promoção de espaços de discussão inclusivos e enriquecedores para toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.