PUC-SP promove encontro para acolhimento de alunos do Prouni

Representantes de setores da Universidade falaram sobre atividades e serviços oferecidos aos discentes

por Cláudio Oliveira | 20/04/2023

A PUC-SP, por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (PróCRC), deu as boas-vindas aos estudantes bolsistas do Programa Universidade Para Todos (ProUni). O objetivo é acolher os novos alunos, dos diversos cursos, que iniciam sua jornada de formação no primeiro semestre de 2023.

A pró-reitora Mônica de Melo (PróCRC) afirmou que a Universidade recebe os novos alunos com grande alegria. "Estamos à disposição de vocês, para que tenham a melhor experiência possível, nessa fase tão marcante da vida. Estar em uma universidade nos proporciona a oportunidade de ter contato com várias áreas de conhecimento além da nossa, interagir com outros cursos, participar de seminários, debates e eventos, além das amizades que vão surgindo", afirmou a docente.

A pró-reitora lamentou a dificuldade da Universidade em receber os bolsistas junto aos demais alunos, no início do semestre. “Sabemos da grande dificuldade dos bolsistas que acabam ingressando um pouco tardiamente, mas é importante salientar que isso acontece por um calendário que é do MEC (Ministério da Educação e Cultura) e não da nossa Instituição. Nosso desejo foi sempre o de antecipar este início, para evitar todo o desgaste que pode gerar aos alunos ingressar em um curso já em andamento”, esclareceu a docente.

Na sequência, a pró-reitora de Graduação, Alexandra Geraldini, falou aos presentes. “Entrar numa Universidade é uma situação muito desafiadora. Ainda que muito boa, traz ajustes a uma série de circunstâncias de nossas vidas, sobretudo no primeiro semestre. Depois virão as dificuldades normais de estudos, porém vocês já estarão mais habituados ao ambiente”, afirmou a docente, dando ênfase a importância de se organizar neste período inicial do curso. A pró-reitora trouxe, ainda, uma série de informações sobre o funcionamento da PUC-SP, em suas diversas áreas de atuação.

Temas como bolsa alimentação, manutenção das bolsas de estudo, desempenho acadêmico, orientações de demandas em relação à aprendizagem, questões sociais e de conflitos, uso da biblioteca em suas várias possibilidades, oferta de cursos de línguas, aulas de reforço de português e matemática, modalidades de estágio, atendimento na clínica psicológica estendido aos familiares, dentre outros assuntos, foram abordados pelos representantes dos setores institucionais.

Ao final do encontro, foi proposto aos alunos que falassem de suas impressões da PUC-SP e houve ainda um momento de debate entre estudantes e representantes da Universidade.

Davi Rocha dos Santos, aluno do curso de Ciências Economias, falou ao J.PUC sobre suas expectativas e do evento que acabara de participar. ”A PUC-SP, pelo que percebi, é uma Universidade bastante inclusiva. Então, socialmente, espero ter uma experiência muito boa por aqui e, academicamente, sei que é uma Instituição muito qualificada. Achei importante para nós bolsistas esta apresentação, sobretudo por termos chegado depois dos outros alunos”, declarou o futuro economista.

Isabel de Almeida Cunha, aluna ingressante no curso de Publicidade e Propaganda, falou do momento feliz que vive por ter entrado na PUC-SP.

“Estou muito feliz pois tenho certeza que aqui conseguirei desenvolver habilidades para seguir minha carreira e sei que aqui estarei amparada por bons professores e por uma grade que contempla o que precisamos aprender para trabalhar. Tinha algumas dúvidas e o encontro de hoje foi muito importante para saná-las”, relatou a discente recém chegada.

Já Giovana Rocha Martins ingressou no curso de Ciências Contábeis e tem muitas expectativas em relação ao que a PUC-SP lhe proporcionará.

“Espero muita qualidade no ensino, pois nos rankings de cursos de graduação, principalmente o da Folha, a Universidade é uma das referências em meu curso. Quanto ao acolhimento, apesar de um pouco tardio, foi muito importante estar aqui hoje, estava me sentindo um pouco perdida”, afirmou a aluna.

Matriculado no curso de Ciências Contábeis, assim como Giovana, Lucas Soares da Silva foi um dos primeiros a chegar ao auditório para acompanhar o evento. Ele também falou sobre o que espera para os próximos semestres.

“Acredito que a Universidade vai me abrir muitas portas no mercado de trabalho e espero também um bom aprendizado. Gostei muito desta recepção dos bolsistas, chegar com um mês de atraso é difícil, mas o encontro de hoje trouxe muita informação importante” declarou Lucas.

A jovem Ana Luiza Pires da Costa, ingressante no curso de Jornalismo, espera absorver bem os conteúdos. “Quero me sentir mais confiante no trabalho e melhorar minha escrita. Estou frequentando desde a primeira chamada de bolsistas e achei que não fosse ter um evento de acolhimento como este. Gostei muito do que ouvi aqui hoje”, concluiu a estudante.

O evento aconteceu no auditório 239, Prédio Novo, em dois períodos do dia 17/4, com transmissão da TVPUC. Segue abaixo o link com o vídeo na íntegra.