PUC-SP promove hoje o seminário "10 Anos da Lei de Cotas no Brasil: Caminhos para o Enegrecimento da PUC-SP"

Evento será no Tucarena, às 19h30, e terá transmissão ao vivo pela TV PUC

por Redação | 23/11/2022

Acompanhe a transmissão ao vivo da TV PUC clicando aqui.

Qual universidade queremos? Aquela tradicionalmente centrada nos cânones coloniais ou uma que seja definida pela diversidade humana e pela pluralidade intelectual? Na era da globalização de ideias e de culturas é necessário afirmar o diálogo entre múltiplas contribuições filosóficas e epistemológicas.  

Além do universal eurocêntrico, trata-se de acolher abordagens em travessia de personagens e narrativas extra ocidentais, bem como daquelas que se imiscuíram nas fronteiras do Ocidente, como sugere o filósofo africano Jean G. Bidima a partir do seu conceito do "universal lateral". Essa perspectiva vai ao encontro da produção anti-eurocêntrica, policêntrica, dialógica e antirracista já em desenvolvimento na PUC-SP.  

Esse é o debate do qual não se deve desviar, considerando que o Brasil é um país de maioria negra, embora não representada nos espaços de poder. Nessa direção, o Seminário pretende também ser locus da elaboração de proposta à PUC-SP para: - contratação de professoras e professores negras(os) via órgãos competentes da universidade, dando cumprimento ao seu Regimento Geral; - recenseamento dos estudantes negros e negras da PUC/SP para subsidiar política de ampliação de bolsas e de condições de permanência dessas(es) estudantes na universidade.  

Trata-se de Evento acadêmico da PUC-SP, com chamada de trabalhos para as produções científicas e manifestações artísticas de estudantes e pesquisadores.  As inscrições para participação no Seminário e para a submissão de trabalhos se dará por meio do Even3, no seguinte link: https://eventos.pucsp.br/10anosdaleidecotasnobrasil/ 

A programação prevista para a abertura, no dia 23, será presencial no Tucarena, às 19h30, e terá transmissão online TV PUC. O Seminário acadêmico, com apresentação dos grupos de trabalho, no dia 25, busca alcançar pesquisadores da comunidade acadêmica interna e externa, ativistas e participantes de movimentos sociais. 

 

Programação: 

23 novembro de 2022 

18hs - Lançamento de livros do Selo Autorias Negras da EDUC: 

Raça e Gênero: discriminações, interseccionalidade e resistências 

Permanência e pós-permanência de jovens negras e negros no ensino superior: caminhos para a equidade étnico-racial”  

Lançamento do livro da Professora Dra Matilde Ribeiro, intitulado: “Bicentenário da Independência do Brasil: escravidão, educação e lutas para a superação do racismo e exclusão”,  

19h15 Momento dos coletivos negros da PUC-SP  

19h30 Conferência de Abertura da Professora e ex Ministra de Igualdade Racial, Dra Matilde Ribeiro: “10 anos da lei de cotas: caminhos para o enegrecimento da PUC/SP” 

25 de novembro de 2022:  

Mesas dos Grupos de Trabalho de apresentação dos trabalhos e discussão dos trabalhos. Os GTs apresentarão os trabalhos em dois horários: 17 e 19horas 

O Simpósio de trabalhos acadêmicos “10 anos da lei de cotas: caminhos para o enegrecimento da PUC/SP” tem comitê avaliador e coordenações do GT com a presença de docentes da PUC-SP e de fora, além de estudantes participantes de coletivos de movimentos negros da Universidade. A seguir os temas dos GTs: 

GT 1. Raça, gênero e sexualidade 

GT 2. Justiça, juventude e encarceramento 

GT 3. Políticas afirmativas no ensino superior: docência e discência 

GT 4.  Comunidades tradicionais e religiosidades 

GT 5. Epistemologia decolonais: racismo e antirracismo 

GT 6. África/Brasil 

GT 7.  Música, arte e literatura 

GT 8. Escravidão e pós abolição 

GT 9. Tecnologias no Combate à Discriminação Racial 

 

Chamada de trabalhos 

A partir da proposição acima, convidamos todos(as) interessados(as) a inscreverem trabalhos, por meio de resumo de trabalho científico. 

Período de inscrição: 10 a 31/10/2022 pelo link: https://eventos.pucsp.br/10anosdaleidecotasnobrasil/ 

A Chamada de trabalhos abrange:  

resumos de trabalhos científicos; 

O resultado da seleção dos trabalhos inscritos será divulgado em 10/11/2022 por email aos participantes e divulgado nas redes sociais da Universidade. 

A apresentação dos trabalhos será no dia 25 de novembro em dois momentos - às 17 e às 19hs. A apresentação detrabalhos científicos terá duração  de 15 minutos. Regulamento geral e maiores informações no Even 3: https://eventos.pucsp.br/10anosdaleidecotasnobrasil/ ou pelo e-mail: semanadaconsciencianegra2022@gmail.com

Realização:

Procrc
Cecafro-Depto de História
Faculdade de Direito
Núcleo de Filosofia: Depto de Ciências da Linguagem e Filosofia

Promoção:
Inanna
Neusa Santos
Saravá 

Apoio:
Facicla
Depto. de História
Faculdadede Ciências Sociais
Curso artes do corpo
Arte: História, Crítica e Curadoria
Multimeios 
Cedic
Curso de Relações Internacionais UFABC
Museu da Cultura
Programa de Pós Graduação em História 
Faculdade de Direito
Fórum contra o Racismo (MPT, PUC-SP, Fecap, Fmu, Ufba)

 

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.