PUC-SP sedia encontro da ODUCAL com reitores, pró-reitores e dirigentes de IES católicas do Brasil

Atividade contou com a participação da reitora Maria Amalia Andery

por Cláudio Oliveira | 15/10/2024

Nos dias 10 e 11 de outubro, a PUC-SP sediou o Encontro de Reitores, Pró-Reitores e Dirigentes de IES Católicas do Brasil, organizado pela Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (ODUCAL). A atividade aconteceu no auditório Paulo Freire, no Tuca.

A mesa de abertura foi composta pela reitora da PUC-SP, Maria Amalia Andery, por Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade, pelo reitor da Universidade Católica de Salta (Argentina) e presidente da Oducal, Rodolfo Gallo Cornejo e pelo reitor do Centro Universitário São Camilo e vice-presidente da sub-região Brasil da Oducal, padre João Batista Gomes de Lima.

Dom Carlos Lema falou sobre a importância da universidade para os católicos. “A Igreja é corpo místico, todos aqui fazem parte dela e, no mundo universitário, de certa maneira, a ODUCAL representa esta união entre todos nós. A nossa força provem do ideal de levar as instituições católicas de ensino a atender os anseios dos estudantes e de formar os jovens. A universidade é muito importante e a gente sabe que ela surgiu dentro da igreja”, declarou o religioso.

A reitora da PUC-SP, Maia Amalia Andery, deu destaque à relevância da Oducal no trabalho de aproximação entre as IES da América Latina. “O Brasil historicamente tende a recusar colaboração porque é enorme, é diverso, é complexo, tem uma história diferente do restante da América Latina. Ele precisa se incorporar à América Latina, assim como nós queremos que a América Latina nos reconheça como parte dela. Por isso temos o dever de quebrar barreiras e a ODUCAL é tmuito importante. Fiquei honrada quando fomos procurados para receber esse encontro”, comemorou a reitora.

O presidente da Oducal exaltou a valor do encontro e dos resultados alcançados a partir de experiências anteriores. “Destaco o marco histórico que é este evento, exalto também a importância de nossa reunião anterior no Brasil, em novembro de 2022, aquele momento foi o impulso para o lançamento da ODUCAL no Brasil. É importante destacar o crescente protagonismo das universidades brasileiras no trabalho de nossa instituição, seguindo o princípio que tenho definido desde que fui honrado com a presidência. A  América Latina não está completa sem este país. Precisamos uns dos outros, somos parte da mesma igreja, temos um só coração que devemos carregar juntos”, afirmou o presidente.

Já o padre João Batista Gomes de Lima disse ser fundamental a união de reitores, tanto para troca de experiências como para que em conjunto possam superar dificuldades. “A educação católica sem a contribuição dos senhores reitores não seria tão verdadeira. Ela se faz capaz com a união, com a colaboração e com a proximidade. Esse é o caminho para que possamos superar muitas das nossas dificuldades, seja na educação básica, seja no ensino superior, seja numa política pública de educação. Ainda precisamos avançar muito em termos de melhoria de ensino, em qualidade de pesquisa e de acesso”, discursou o reitor do Centro Universitário São Camilo e vice-presidente da sub-região Brasil da Oducal.

Para acessar o site do evento com toda a programação, clique aqui.