Recepção 2023: boas-vindas aos novos estudantes da PUC-SP

Programação deste ano aborda o tema “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Universidade: educação, inclusão e diversidade”

por Redação | 24/02/2023

A Reitoria convida todas e todos a participar da Recepção 2023. Veja a seguir:

Convidamos todos(as) para as atividades de recepção aos estudantes – 2023. Neste ano, o tema é Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Universidade: educação, inclusão e diversidade.

A PUC-SP, por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (PROCRC), dá as boas-vindas à comunidade puquiana no início do ano letivo de 2023. Acolhemos os(as) novos(as) alunos(as) e os(as) veteranos(as) da pós-graduação, da educação continuada e da graduação, nos diversos cursos que iniciam sua jornada de formação na PUC-SP, a fim de criar um ambiente proveitoso e produtivo para todos(as).

Superado o pior momento da pandemia, todas as atividades acadêmicas permanecem presenciais, mas os cuidados biossanitários com a pandemia do Sars Covid-2 – mesmo com a flexibilização das medidas protetivas – devem continuar sendo observados, pensando no bem-estar da comunidade.

Ciente de seu compromisso com a elaboração da política geral de convivência universitária, a PUC-SP vincula as ações da Recepção do primeiro semestre de 2023 aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), presentes na Agenda 2030 da ONU. Trata-se de um acordo mundial assinado em 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas. Os dezessete objetivos que compõem a agenda visam ultrapassar as barreiras de desenvolvimento enfrentadas por grande parte da população global.

A mensagem de boas-vindas, no site da Recepção (https://www5.pucsp.br/novosestudantes/) aos novos e novas estudantes formaliza esse novo desafio:

A PUC-SP é reconhecida como uma instituição de ensino com atuação de elevado impacto acadêmico, social e político, de vocação humanista e progressista, com marcada presença na vida da sociedade brasileira. Ao mirar o futuro, ela constata a importância da formalização de seus compromissos em relação aos 17 objetivos e 169 metas globais representados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Estimular, naquilo que compete à universidade, ações para objetivos como, por exemplo, redução da pobreza, das desigualdades e de todo tipo de discriminação; ações para promover saúde e educação de qualidade, cidades e comunidades sustentáveis e seguras, redução da “pegada de carbono”, sustentabilidade ambiental e fortalecimento da cidadania expressam nossa missão acadêmica e institucional, convidando a comunidade universitária à ação!

No site é possível consultar toda a programação e informações úteis para os(as) novos(as) estudantes.

Assim, na Recepção de 2023, convidamos toda a comunidade acadêmica para um diálogo e proposições articulando as demandas de um desenvolvimento sustentável no ensino, na pesquisa e na extensão, engajando a comunidade nos debates e melhores soluções possíveis, acerca da Agenda 2030 por meio de propostas que coloquem o estudante como estudante e cidadão ativo.

A recepção deste ano conta com diversas atividades culturais e comunitárias. Além da programação específica dos nossos quatro campi, e das coordenações dos Cursos, desenvolvemos uma estimulante programação no campus Monte Alegre, apoiando também as ações das representações estudantis – centros acadêmicos, coletivos, atléticas e baterias – e da Pastoral Universitária.

A principal atração cultural da programação é o show do rapper paulistano Felipe Flip - "Pela cor" - Felipe Flip e Banda - que acontecerá na sexta-feira, 24/2, na Prainha, em dois horários: 11h30 e 18h30.  Segundo o artista, sua apresentação será com banda ao vivo e terá forte mensagem sociopolítica:

“Contente demais em participar, já tinha uma história com a PUC-SP também, entre 2016 e 2018, quando eu lancei o meu primeiro EP Psicologia Reversa eu vim aqui me apresentar lá no bosque, foi bem da hora, e voltar agora com uma estrutura melhor, mais rica, eu achei bem interessante”. Ele prossegue: “Vai ser a primeira vez que eu vou poder trazer um rap orgânico, trazer o rap com banda com mais musicalidade além das vezes que já vim há 10 anos, tô nessa de trazer a mensagem consciente. Então vai ser uma história muito da hora de contar e agora com outros integrantes também, não brancos, sempre na resistência da luta anti-racista”, completa Felipe Flip.

Além do show, haverá uma oficina de Origami que foi muito bem recebida na Recepção do ano passado, do Reencontro PUC 2022. Confira nossa programação a seguir e também no Even 3 (https://eventos.pucsp.br/recepcao2023/), para se inscrever na Oficina e em outras atividades, como o PUC Tour.

Clique aqui para acessar o álbum de fotos da Recepção.