Reitoria informa sobre realização de atividades acadêmicas presenciais e especiais a partir de 20/09/2021

Volta ao regime presencial das aulas regulares tem previsão de retorno integral apenas no início das atividades letivas de 2022

por Redação | 10/09/2021

Conheça, a seguir, o comunicado da Reitoria com informações à comunidade sobre o retorno de algumas atividades presenciais nos campi e prédios da Universidade, a partir de 20/9.

 

 

 

Retorno especial, cuidadoso e seguro

Com grande alegria, a PUC-SP informa que, a partir de 20 de setembro de 2021, iniciará a retomada de atividades acadêmicas presenciais de maneira especial, cuidadosa e segura.

Para isso, a Universidade e a sua Mantenedora (Fundação São Paulo, Fundasp) prepararam diretrizes e protocolos que definem a volta progressiva de atividades acadêmicas presenciais, pois elas envolvem a interação de estudantes, professores e funcionários e deverão sempre respeitar as condições sanitárias e de biossegurança, os regramentos legais, as melhores práticas acadêmicas e as infraestruturas física e administrativa.

Os protocolos de biossegurança e os parâmetros para a adaptação da infraestrutura física a serem observados por todos foram validados por consultoria prestada pelo Hospital Sírio-Libanês.

 

Atividades especiais

Para que o retorno gradual seja possível, os cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado estão programando atividades acadêmicas especiais, a serem distribuídas entre 20/9 e 30/11/2021, abrangendo todos os estudantes, com ênfase aos do primeiro e último anos.

Caso haja nova intensificação da pandemia de COVID-19 essa programação será revista, pois a saúde e a segurança de nossa comunidade serão sempre prioridade.

Vale ressaltar que o semestre regular continua remoto e as atividades a serem retomadas presencialmente são especiais, transversais, planejadas pelos cursos e sempre optativas, permitindo aos alunos convidados optarem por fazê-las remotamente. Elas acontecerão em dias e horários especiais (no turno do aluno). Quando houver atividade planejada para um grupo de estudantes, estes serão convidados com antecedência de 10 dias, em média.

A volta ao regime presencial das aulas regulares tem previsão de retorno integral apenas no início das atividades letivas de 2022.

 

Amplo estudo e consultoria

Para o retorno seguro que tem sido colocado em prática, foi realizado um amplo estudo logístico, de biossegurança e de tecnologia que permitiu que salas de aula, auditórios, laboratórios e espaços comuns fossem cuidadosamente preparados para abrigar atividades presenciais, em quantidade variável a depender do campus e do número de estudantes por período dos cursos e programas.

Quanto aos serviços administrativos da PUC-SP, o retorno ao trabalho presencial já está ocorrendo, em horários especiais e definidos por escalas propostas pelas chefias, com validação da Reitoria e autorização prévia da DRH.

 

Cronograma

As atividades acadêmicas ocorrerão de maneira planejada, em horários especiais, nos turnos de matrícula e serão sempre optativas. Os estudantes receberão o cronograma, com antecedência, e serão incentivados a participar presencialmente. Porém, se por alguma razão, parte deles não quiser ou puder ir ao campus neste semestre para uma ou mais atividades especiais poderá acompanhar de maneira remota e síncrona.

O corpo discente deve ficar atento às informações que receberá por e-mail, SMS e pelos canais oficiais de comunicação da PUC-SP para acompanhar e compreender cada passo desse processo, assim como para seguir todos os protocolos de biossegurança quando for presencialmente à PUC-SP. Para dirimir eventuais dúvidas, basta entrar em contato com a coordenação ou o expediente de curso ou programa ao qual está ligado.

 

Infraestrutura preparada

Foram selecionados e preparados conjuntos de salas de aula e auditórios nos campi  Monte Alegre, Marquês de Paranaguá, Ipiranga e nos prédios de Santana e da Vila Mariana. Os cursos de Medicina e Enfermagem alocados no campus Sorocaba já vêm mantendo atividades presenciais e foram devidamente preparados para isso, anteriormente.

As salas e demais espaços preparados para atividades presenciais em todos os campi foram avaliados quanto às condições de ventilação, de circulação, sendo estabelecidos os números máximos de pessoas em cada espaço.

Cada prédio ou campus recebeu sinalização sobre fluxo de pessoas, preparação das entradas com medição de temperatura e controle de acesso, dispensadores de álcool em gel e lixeiras. O mobiliário dos ambientes selecionados também foi sinalizado quanto ao uso ou retirado para garantir o distanciamento mínimo exigido, de 1,5m.

As salas e espaços a serem ocupados por atividades acadêmicas especiais também foram preparadas para que estudantes possam acompanhar as atividades acadêmicas remotamente.

 

Horário de funcionamento dos campi

Na fase que se iniciará de retorno às atividades acadêmicas presenciais, os campi  funcionarão de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã (das 8h30 às 12h), tarde (das 13h30 às 17h) e noite (das 18h30 às 21h30). Aos sábados, no período matutino, poderão funcionar – se devidamente agendados – apenas Tuca, Tucarena e salas da Vila Mariana.

 

Entrada, circulação e postura nas dependências da PUC-SP

Todos os presentes na Universidade deverão obedecer às regras de distanciamento social, que são estabelecidas como principal orientação no combate à pandemia. ​São elas: usar corretamente a máscara (cobrindo nariz e boca); manter distanciamento seguro (1,5m, pelo menos) nos contatos com outras pessoas; higienizar as mãos cuidadosamente e regularmente (com água e sabão ou álcool em gel 70%).

Também deverão seguir algumas condições de infraestrutura: portas e janelas devem ser mantidas abertas nas salas de aula e espaços administrativos; aparelhos de ar condicionado devem ser mantidos desligados, exceto quando explicitamente autorizados (o que pode ocorrer em espaços como laboratórios); e equipamentos e instrumentos não devem ser compartilhados, se possível. Quando houver necessidade, devem ser higienizados antes e após o uso individual​.

Importante ressaltar que serão mantidos fechados neste segundo semestre de 2021 os serviços de alimentação e de cópias. Também serão mantidos fechados ao público áreas de convivência social com risco de aglomeração de pessoas. Ainda seguindo recomendações das autoridades sanitárias, os bebedouros de pressão foram ajustados para que sua utilização se limite apenas a abastecer recipientes de água, evitando qualquer aproximação da boca e/ou contato mais próximo.

Para aumentar a segurança daqueles que estão presencialmente na Universidade recomenda-se, ainda, não circular por corredores, setores ou salas de aula, além do absolutamente necessário, e respeitar os fluxos sinalizados de entrada, saída e circulação de pessoas; manter estritamente os horários de permanência previstos; realizar, antes de vir para a universidade, breve exercício de auto-observação, abstendo-se de estar presencialmente caso tenha algum sintoma relacionado à COVID-19; e apresentar na entrada – quando emitido e solicitado – QR Code de autorização (veja mais sobre este tópico no item seguinte).

O acesso de estudantes às dependências da Universidade, durante as restrições de atividades presenciais, será monitorado e dependerá do registro prévio da atividade acadêmica prevista, constituindo assim “bolhas” que poderão ser acompanhadas quanto às condições de saúde.

O acesso de docentes e funcionários, igualmente, dependerá da autorização prévia feita pela DRH e do prévio planejamento autorizado pelas chefias acadêmicas ou administrativas.

 

Triagem de acesso e rastreamento de casos

Com o objetivo de aumentar a observância prévia aos sinais e sintomas da Covid-19 e evitar que pessoas em risco possam acessar o campus, um questionário online deverá ser respondido antes do acesso de docentes e estudantes, a cada dia em que houver atividade presencial prevista. A resposta ao questionário gerará um QR Code que habilitará ou não a entrada do respondente ao campus.

Funcionários não precisarão apresentar QR Code para acesso, mas devem limitar sua presença aos dias e horários de atividades presenciais estabelecidos previamente e seguir as mesmas orientações de auto-monitoramento.

Ao chegar ao campus, é importante que todos respeitem os acessos de entrada de forma a viabilizar a triagem de aferição de temperatura e evitar aglomerações.

Quaisquer sintomas ou contato próximo com casos da Covid-19 devem ser relatados ao professor, gestor ou ponto focal do campus. Se a pessoa em questão for docente, funcionário ou aluno da Instituição, o responsável pela aferição, no mesmo momento, solicitará o nome da pessoa e cargo/curso para registro e reporte à Instituição, que fará o acompanhamento do caso e adotará as medidas adicionais cabíveis, tais como busca de contactantes, direcionamento da pessoa para local de espera no próprio campus, caso seja necessário aguardar algum responsável/acompanhante para retorno à moradia.

Em caso de suspeita de contaminação ou de teste positivo para COVID 19 a pessoa deve buscar atendimento médico e permanecer em isolamento.

Estudantes com teste positivo para Covid-19 que tenham estado no campus nos 14 dias anteriores devem informar a Universidade por e-mail, que será recebido pelo PAC - Programa de Acompanhamento de Alunos (veja lista abaixo), para que sejam adotadas as providências necessárias, tais como identificação de pessoas de contato próximo. Da mensagem devem constar sua identificação e curso/programa, seus contatos, última data em que esteve no campus e a data de seu diagnóstico.

Veja os contatos:

Campus Monte Alegre – pac.covid.montealegre@pucsp.br

Campus Marquês de Paranaguá – pac.covid.marques@pucsp.br

Campus Ipiranga – pac.covid.ipiranga@pucsp.br

Prédio Santana – pac.covid.santana@pucsp.br

Prédio Vila Mariana – pac.covid.vilamariana@pucsp.br

Funcionários técnicos e administrativos e professores com teste positivo para Covid-19 – tenham estado ou não na PUC-SP – devem informar sua chefia direta e a DRH pelo e-mail rh_servicosocial@fundasp.org.br ou pelos telefones  (11) 3670-3384 / 3670.

Como a adoção das medidas de prevenção são responsabilidade de toda a comunidade, recomenda-se que qualquer pessoa que não as esteja seguindo seja orientada a adotá-las, mesmo se já tiver tido a doença e/ou sido vacinado.

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.