Roque Antonio Carrazza recebe título de Professor Emérito

Sessão Solene do Conselho Universitário (Consun) aconteceu na manhã de 23/8, no Tucarena

Thaís Polato/ACI PUC-SP

O prof. Roque Antonio Carrazza entrou, na manhã deste dia 23/8, ao seleto grupo de professores eméritos da PUC-SP. “Em 77 anos de história, a Universidade já teve alguns milhares de docentes, mas apenas 26 deles receberam o título de Emérito. Esse é o tamanho da honra que o Conselho Universitário concede ao professor Carrazza porque reflete a importância acadêmica, o orgulho para todos nós que é ter em nosso quadro docente alguém da sua estatura, com o seu compromisso e sua história”, afirmou a reitora, profa. Maria Amalia Andery.

A sessão do Consun que outorgou o título de professor Emérito ao prof. Roque Carrazza aconteceu no Tucarena, com a presença dos conselheiros do órgão colegiado, autoridades do poder judiciário, docentes, funcionários, alunos, ex-alunos, amigos e familiares.

Além da reitora, a mesa foi composta pela vice-reitora, profa. Angela Brambilla Lessa, pelo diretor da Faculdade de Direito, o prof. Vidal Serrano, e pelo presidente do TJ-SP, Ricardo Mair Anafe. O palco do Tucarena também deu espaço aos demais membros do Consun, a todos(as) os(as) pró-reitores(as), além da Chefia de Gabinete e da Secretaria Geral da Reitoria, diretores de Faculdade e da representante da Fundação São Paulo, Irmã Valdete Contin. O cardeal Odilo Pedro Scherer, grão-chanceler da PUC-SP, não pôde comparecer ao evento, mas enviou suas felicitações.

Referência nas letras jurídicas brasileiras

Serrano cumprimentou todos os integrantes da Faculdade de Direito e do Conselho Universitário e parabenizou o homenageado. “Falamos de alguém que é uma das maiores referências das letras jurídicas brasileiras, mas também falamos de um colega de trabalho, amigo de convívio diário. Nos referimos ainda a um ex-professor e a um autor cuja fonte de conhecimento até hoje, constantemente, nos abeberamos”, afirmou Serrano.

“O topo da inteligência é alcançar a humildade. Posso afirmar que o prof. Roque já nasceu no topo da inteligência, característica imanente à sua genialidade, sem falar do profundo respeito que nutre a todos os seres humanos. Foi por tudo e por tanto, que seus pares da Faculdade de Direito tomaram a iniciativa de submeter ao Conselho Universitário o Título de Professor Emérito, que foi aprovado por unanimidade”, ressaltou o diretor da Fac. de Direito.

Momento eternizado e gratidão

O homenageado fez seu discurso de agradecimento e destacou que este momento ficará eternizado em sua memória. “Tive o privilégio de, nos meus 49 anos de docência superior, presenciar várias gerações de alunos que passaram por mim como folhas e flores de uma eterna primavera. É em nome dessas pessoas do passado e do presente que recebo com muita humildade esse título que tanto me distingue e enternece meu coração”, afirmou Carrazza. O professor emérito ressaltou ainda sua gratidão por essa jornada. “Sou a todos profundamente grato, jamais esquecerei esse momento que imprime em mim as marcas da honra e do respeito. Há anos venho dizendo e com motivo: a PUC-SP nada me deve, eu sim devo tudo a ela”, concluiu, emocionado.

Confira as fotos da cerimônia na galeria a seguir