Semana da Consciência Negra 2023: evento acontece nos dias 23 e 24/11

Na quinta-feira (23/11), às 9h30, acontece a Mesa de Abertura do evento com o tema: “Reparação e Direitos Humanos”

por Redação | 13/11/2023

Texto elaborado pelo prof. Pedro Aguerre, assistente especializado da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias.

A Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias promove nos dias 23 e 24 /11, a " Semana da Consciência Negra 2023.

Neste ano, a Semana da Consciência Negra da PUC-SP está sendo realizada em parceria com o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). Assim, temos a honra de promover conjuntamente a Abertura da Semana da Consciência Negra 2023, com a mesa redonda “Reparação e Direitos Humanos: memória, experiências negras e políticas públicas”. Estão confirmadas as presenças de Isadora Brandão, secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e de Fernanda do Nascimento Tomaz, coordenadora de Memória e Verdade sobre a Escravidão e o Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas. O evento contará com as valiosas contribuições de Josemeire Alves Pereira, da Coordenação Executiva do Projeto “Passados Presentes: patrimônios e memórias negras e afro-indígenas em Minas Gerais”, e de Elísio Salvado Macamo, professor Catedrático de Sociologia e Estudos Africanos na Universidade de Basileia (Suíça).

Além disso, será realizado o Seminário Acadêmico que, neste ano, adota o tema geral do evento “Reparação e Direitos Humanos”. O seminário foi organizado em nove Grupos de Trabalho (GTs) e contou com 76 trabalhos submetidos e aprovados. Eles serão apresentados presencialmente ou à distância (formato híbrido), nos dias 23 e 24/11, a partir das 17h. As sessões dos GTs são abertas ao público, especialmente estudantes e pesquisadores. Para tanto basta se inscrever em: https://eventos.pucsp.br/semanaconsciencianegra2023 (veja a lista dos GTs, as salas apresentação e horários).

O evento visa contribuir para o avanço do debate acadêmico na Universidade em torno da reparação e dos direitos humanos a fim de que se possa produzir conhecimento transformador da realidade social. Segundo os organizadores, a atividade tem como objetivo convocar seus participantes a pensar nos desafios de ajustes de contas com o passado e com políticas afirmativas de igualdade, levando em conta o papel de Estado e da sociedade na construção de agendas que provoquem no debate público a superação do racismo, das discriminações e das desigualdades.O evento será presencial, e exibido online pelo canal do Youtube da TVPUC.