Sorocaba: HSL e FCMS celebram Festa da Família 2024
Atividade recreativa organizada pela área de Desenvolvimento Humano da Fundasp Integrou filhos de colaboradores
“Uma menininha se aproximou e fez um pedido. Ela disse: ‘Papai Noel, não quero um presente. Quero pedir para o senhor para que eu não fique doente. Eu quero saúde’. É muito gratificante. Você quer coisa melhor que essa?”
José Ferreira Filho, de 68 anos, Papai Noel
Em mais uma iniciativa que reitera o compromisso com o bem-estar de sua comunidade, a Fundação São Paulo (Fundasp) realizou, pelo segundo ano consecutivo, a Festa da Família no campus Sorocaba da PUC-SP. O evento aconteceu em 19/12, reunindo colaboradores do Hospital Santa Lucinda (HSL) e da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) e seus filhos.
Das 9 às 17 horas, a magia tomou conta do Auditório Maracanã, com atividades cuidadosamente planejadas pelo Setor de Desenvolvimento Humanos (DH) da Fundasp para as cerca de 80 crianças presentes.
Esta ação foi além do mero entretenimento: representou o reconhecimento da Fundasp de que o sucesso institucional está diretamente ligado ao bem-estar dos seus colaboradores e dos seus respectivos familiares.
O ápice foi a apresentação teatral e a chegada do Papai Noel, proporcionando um final memorável que emocionou a todos.
Integração entre família e trabalho
Antes de as atividades começarem, Helena Pasqualin Morales, Supervisora de Benefícios do DH , já previa que elas seriam um sucesso: “As crianças estão eufóricas, com brilho nos olhos, e já chegam muito felizes”. Ela ressaltou que o objetivo é aproximar os filhos do ambiente profissional dos pais. “É importante que eles entendam onde seu pai ou mãe trabalham. Afinal, todos os dias, eles os veem saindo para o trabalho, mas o que é esse trabalho, onde fica?”, explicou.
Priscila Breda, do Laboratório Histologia e Biologia Celular da FCMS, acompanhada de sua filha de sete anos, elogiou a iniciativa: “É sensacional, porque as crianças têm curiosidade de conhecer nosso local de trabalho. Também é uma oportunidade de convívio social com outros funcionários e famílias.”
A psicóloga da FCMS, Shelley Arruda Pinhal de Camargo, mãe do Miguel, de 10 anos, declarou: “É bonito ver as crianças e os colaboradores confraternizando, em um reconhecimento de tudo que fizemos ao longo do ano.”
O diretor da FCMS, professor-doutor Godofredo Campos Borges, celebrou o sucesso do evento: “Esta iniciativa representa perfeitamente os valores de união e humanização que todos nós possuímos. Ver a alegria dos nossos colaboradores ao compartilhar momentos especiais com seus filhos reforça nossa convicção no caminho que trilhamos”. Ele complementou: “Aproveito para agradecer a cada funcionário pelo empenho e dedicação demonstrados em 2024, além de desejar a todos um feliz Natal e um 2025 repleto de conquistas, saúde e realizações.”
A magia do Papai Noel
José Ferreira Filho, de 68 anos, foi o personagem central da Festa da Família. Vestido de Papai Noel, ele distribuiu presentes, afeto, atenção e carinho às crianças e adultos.
Ele contou que a ideia de interpretar um dos personagens mais célebres do mundo veio da sua filha, que integra a equipe de recreação contratada pela Fundasp. “Um dia, ela sugeriu: ‘Pai, deixa a barba crescer’. Como tenho a barba e o cabelo inteiramente brancos, eu deixei. Fui a um evento vestido de Papai Noel. O pessoal gostou e aprovou.”
Emocionado, ele relembrou que, no dia anterior à Festa da Família no campus Sorocaba, esteve num dos campi da PUC-SP, quando uma menininha se aproximou e fez um pedido. “Ela disse: 'Papai Noel, não quero um presente. Quero pedir para o senhor para que eu não fique doente. Eu quero saúde’. É muito gratificante. Você quer coisa melhor que essa?”.
Clique aqui para acessar a reportagem sobre a Festa da Família no campus Monte Alegre.