PUC Circula: projeto realiza coleta seletiva de resíduos

Iniciativa teve apoio do Pipext, programa institucional que fomenta projetos de extensão

por Cláudio Oliveira | 20/12/2023

Todo resíduo pode ser convertido em recursos e todo conhecimento produzido na Universidade deve ser revertido em benefícios para a comunidade.

Com essas duas certezas no horizonte e o envolvimento de setores e pessoas de dentro e de fora da Instituição, acontece, desde 2022, o projeto de extensão universitária PUC Circula, de coleta seletiva de resíduos.

Ele foi desenvolvido e conduzido pela profa. Valdenise Leziér Martyniuk, coordenadora do curso de Administração, e pelo prof. Agustin Perez Rodrigues, docente da área, com colaboração de uma aluna de doutorado em Comunicação e Semiótica e de alunos de graduação em Administração e Publicidade e Propaganda.

Para viabilizar a ideia, foram envolvidos diversos agentes de dentro e de fora da Universidade, como estudantes, funcionários, professores, entidades estudantis, Direção de Campus e áreas administrativas e de decisão da mantenedora, além de cooperativas e “catadores”.

O projeto PUC Circula foi apoiado pelo Pipext, programa institucional que incentiva projetos de extensão.

No último dia 14/12, no campus Monte Alegre, trabalhadores da empresa de limpeza terceirizada Impacto, parte importante do grupo que tem feito o projeto se efetivar na PUC-SP, receberam panetones como agradecimento simbólico e afetivo por sua participação.

Estiveram presentes no evento a profa. Alexandra Geraldini, pró-reitora de Graduação, a profa. Valdenise, o prof. Agustin e Maykel Chagas Botelho Araújo, diretor do Campus Monte Alegre.

A coordenadora do curso de Administração conta que o projeto teve início a partir do desejo de implantar no curso princípios de sustentabilidade e de Environmental Social Governance (ESG), uma vez que a PUC-SP está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“Começamos pelo curso de Administração e envolvemos algumas instâncias da Universidade, como Direção de Campus, prestadores de serviço (pessoal da Impacto), DIPLAD e alunos dos cursos de Administração, Publicidade e Propaganda, que trabalharam com a programação e a comunicação visual”, conta a profa. Valdenise.

No último mês de outubro, durante a Semana de Administração, os alunos do curso foram informados que haveria, a partir de então, latas para descarte de resíduos orgânicos e recicláveis, nas salas de aulas do curso.

“Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Pipext. A iniciativa beneficia os funcionários da Impacto, que coletam o material, e a Universidade como um todo, claro, por passar a destinar devidamente parte de seus resíduos. Também foi beneficiada a cooperativa Coopamare, que está em parceria conosco, retirando os resíduos recicláveis, semanalmente”, conta a docente.

Para a Direção de Campus, as práticas devem ser ampliadas, o que trará uma nova cultura à comunidade em relação aos resíduos produzidos. “O projeto é extremamente importante. A operação ainda está no início, mas com grande possibilidade de atingir os demais cursos. Até o momento, temos contado com a ajuda do pessoal da Impacto na coleta dos sacos azuis e pretos (reciclável e orgânico, respectivamente) e da cooperativa, que retira uma vez por semana o material coletado em nossas lixeiras principais. Já começamos a notar uma mudança de cultura, com a separação desses resíduos”, comemora Maykel.

Para o prof. Agustin, que distribuiu os panetones durante o evento de agradecimento, o projeto foi algo inusitado. “Conseguimos alcançar os objetivos ao envolver alunos e funcionários, além da empresa terceirizada. O evento de hoje foi muito legal, o pessoal da Impacto ficou animado, está comprometido. É uma grande experiência para se viver em nossa Universidade”, ressaltou o docente.

Ao fim do encontro, a pró-reitora Alexandra destacou o caráter inovador do projeto PUC Circula. “O projeto foi feito com fomento do Pipext e nos convida a rever e ampliar nossas práticas, que observam a coleta de reciclagem dos resíduos descartados. Ainda temos muito a avançar, mas este projeto mostra caminhos de como podemos envolver toda a comunidade. É um exemplo de como se pode mudar a realidade que a gente vivencia, contribuindo para uma vida mais sustentável do ponto de vista ambiental. A Universidade tem que ser um exemplo disso, tem que ter as melhores práticas”, afirma a pró-reitora.

“Temos muito a agradecer a todos os envolvidos e parabenizá-los. Vamos agora às próximas etapas, de ampliar a coleta, levar o projeto aos outros campi e cuidar também dos copinhos de plásticos”, ressalta a profa. Alexandra Geraldini.