"Terra em Transe": Neoliberalismo na América Latina: esgotamento ou renovação?

Assista também à integra dos programas já exibidos

por Redação | 18/03/2021

Neste dia 22/3, às 18h30, vai ao ar mais uma edição do Terra em Transe, programa em parceria do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI) com a TV PUC.

O tema Neoliberalismo na América Latina: esgotamento ou renovação? será abordado por André Suzart (Graduação RI-PUC-SP) Julia Perico (Graduação RI PUC-SP) Lucas Arean (Bacharel RI PUC-SP) e Bárbara Blum (mestranda Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais PUC-SP).

"A segunda metade dos anos 2010 foi marcada por fortes efervescência sociais na América Latina. Dos protestos contra o aumento da tarifa de transporte coletivo no Chile – que levaram à proposição de uma constituinte – até o levante contra medidas de austeridade impostas pelo Fundo Monetário Internacional, o continente foi varrido pelo questionamento do modelo neoliberal. Em países como Argentina e Bolívia, a contestação aconteceu também nas urnas: após breves mandatos fortemente pró mercado, lideranças à esquerda retornaram ao poder nos últimos anos.

No próximo Terra em Transe discutiremos essas mudanças e movimentações para tentar compreender se o projeto neoliberal na América Latina dá sinais de esgotamento –e o que pode entrar no lugar dele", afirmam os organizadores.

Terra em Transe

22/3, às 18h30, no Canal Universitário de São Paulo

Canal da TV PUC no Youtube - youtube.com/tvpuc

Facebook do GECI - facebook.com/geci

Canal Universitário de São Paulo - Canal 11 da Net ou 10 da Vivo TV

Acesse aqui a playlist já dos programas exibidos.