Terra em transe: Os militares no governo – militarização da democracia?

Saiba tudo sobre a edição desta semana e assista também à integra do programa de 24/6

por Redação | 26/06/2020

No próximo dia 1º/7, às 18h30, vai ao ar mais uma edição do programa Terra em Transe, parceria do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI) com a TV PUC. O tema desta vez é Os militares no governo: militarização da democracia?. A atração é transmitida no Canal Universitário de São Paulo (CNU) – canais (11) NET TV e (10 ou 187) VIVO TV – e pode ser vista também ao vivo pela pagina do youtube da TVPUC: www.youtube.com/tvpuc.

"O governo Jair Bolsonaro é marcado por uma militarização sem precedentes no período democrático brasileiro: desde 1985, nunca tivemos tantos militares em ministérios e outros cargos de indicação. Essa intensificação da presença das Forças Armadas na política vem junto de um apoio e elogio explícitos do presidente ao período ditatorial (1964-1985), inclusive da prática de tortura. Além disso, o presidente Bolsonaro tem alegado interferência indevida de outros poderes, sobretudo, do STF, o que fez com que se invocasse um suposto poder moderador que seria exercido pelos militares. Se isso acontecer, o poder militar estará acima dos demais poderes constituídos? Seria a volta da ditadura por outros caminhos?", afirmam os organizadores.

Para responder a essas e outras perguntas, o convidado da edição será o prof. João Roberto Martins Filho.

Programa de 24/6: assista

Veja a seguir a íntegra do programa exibido em 24/6, que teve a participação de Felipe Milanez, doutor em Ecologia Política e Professor de Humanidades da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele falou sobre o panorama socioambiental brasileiro atual, levando em conta o histórico das destruições ambientais, as recorrentes violações de direitos dos povos indígenas, camponeses, extrativistas e quilombolas e a (in)ação do estado brasileiro.