Time Enactus PUC-SP celebra convênio

Cerimônia presencial reuniu envolvidos na ação

por Redação | 07/06/2022

Por: profs. João Barros e Pedro Aguerre

Em 27/4, foi assinado virtualmente pela Fundação São Paulo (Fundasp) e a Associação de Líderes para o Desenvolvimento Sustentável – Enactus Brasil, o convênio para participação da Universidade no Programa Enactus.

Para celebrar e reunir todas e todos os envolvidos nesta ação, foi realizada em 2/6 cerimônia presencial, promovida pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis e Atuariais - FEA junto à Pro-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP, com as presenças da Diretora da FEA-PUC-SP Profa. Dra. Elisabete Borelli e da sua Diretora Adjunta, Profa. Dra. Myrt Thânia de Souza Cruz, do Assistente especializado da ProCRC, Professor Dr Pedro Aguerre, da Sra Patrícia Harumi Shiroma, Supervisora de Relações Internacionais da Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais (ARII) e da Head Brasil da Enactus Joana Rudiger.

O time Enactus PUC-SP esteve representado pelo prof. Dr. João Pinheiro de Barros Neto, Conselheiro do Time PUC-SP Enactus e pelas representantes discentes do Time Enactus da PUC-SP: Catarina Marshall da Matta Pires (Presidente), Bruna Casagrande Santos, Clara Albuquerque Zilotti de Souza, Mariana Alvarenga Soares de Souza e Marianna Gullo de Albuquerque Prado.

Também prestigiaram a reunião os (as) seguintes professores(as): Prof. Dr. Renaldo Antonio Gonsalves (Chefe do Departamento de Ciências Contábeis); Prof. Dr. Marcio Shoiti Kuniyoshi (Chefe de Departamento de Administração) e a Profa. Dra. Valdenise Leziér Martyniuk (Coordenadora do Curso de Administração).

Além de um momento institucional que destacou o caminho de formalização da Parceria e sua importância, a reunião teve como foco central a experiência da PUC-SP com o Enactus, no que diz respeito à montagem do Time e suas realizações, a partir de 2020, no início dos trabalhos – momento mais grave da pandemia, quanto a universidade operava em modo remoto.

Todos foram unânimes em reconhecer a importância desse convênio para ambas as instituições. A Sra Joana Rudiger apresentou a Enactus global e Brasil e destacou a importância da adesão da PUC e a excelente performance do Time, motivando o Time a prosseguir em suas atividades. Outras intervenções destacaram também a importância do engajamento social e da extensão para o contexto acadêmico atual, inclusive na perspectiva da curricularização obrigatória das atividades de extensão universitária (Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018 - MEC), momento em que todos os cursos de graduação da Universidade se debruçam para incorporar tais atividades em suas matrizes curriculares.

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, sediada nos Estados Unidos e presente em 35 países, cuja missão é inspirar jovens universitários a melhorar o mundo por meio do empreendedorismo social, conectando o mundo corporativo ao mundo acadêmico. A metodologia Enactus consiste em produzir um ambiente em que a energia e a criatividade dos universitários encontrem respostas viáveis às demandas da sociedade por meio de negócios sustentáveis. O nome Enactus é um acrônimo em inglês que significa ENtrepreneurial (Empreendedorismo - Promovendo inovação nos negócios com integridade e paixão) ACT (Action Ação - A experiência do impacto social estimula a criação de empreendimentos sociais e US (Nós - Líderes universitários, acadêmicos e líderes de negócios empenhados a criar juntos um mundo melhor).

O ponto alto da reunião foram os testemunhos do Professor Conselheiro e das estudantes do Time Enactus, rememorando essa importante experiência, a transformação pessoal, os reconhecimentos públicos obtidos e o impacto social causado por essa iniciativa extensionista (veja, em anexo a mensagem da presidente do Time Enactus PUC-SP)

Inscrições:

Em agosto/2022 abrirão inscrições para vagas no Time PUC-SP Enactus e podem concorrer alunos de qualquer curso de Graduação e Pós-Graduação da Universidade que queiram desenvolver suas competências de empreendedorismo social e participar do esforço de fazer um mundo melhor.

Para saber mais sobre o Time PUC-SP Enactus, clique aqui.

Para saber mais sobre a Enactus Brasil, clique aqui.


Discurso da presidente do Time PUC SP ENACTUS, por ocasião do evento de formalização do convênio PUC-SP & ENACTUS

Evento ocorrido em 2/5/2022

A Enactus é uma organização estudantil internacional que tem como objetivo desenvolver o empreendedorismo social junto de jovens universitários, como nós, a fim de causar impacto positivo na sociedade.

Nosso Time Enactus PUC-SP, foi reinaugurado em outubro de 2020, em meio à pandemia. A equipe inicial era formada por 10 estudantes que decidiram enfrentar o desafio de criar um projeto Enactus focado no quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas: assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Em meio ao isolamento social, realizamos diversas imersões on-line com instituições atuantes na área. Com bases nestas, desenvolvemos a primeira versão do nosso projeto filho único, o Catavento, o qual se constituía na organização da venda de kits de materiais escolares personalizados, cujo valor era destinado ao pagamento de planos de internet às famílias da Comunidade do Moinho vinculadas ao Oratório São Domingos, nossa instituição parceira, de modo a possibilitar a permanência de estudantes na escola durante a vigência do ensino à distância devido à pandemia. Com a quantia arrecadada, conseguimos ajudar dois estudantes.

Em 2021, pudemos visitar pela primeira vez a Comunidade do Moinho. Lá, entramos em contato com a Élida, a coordenadora do Oratório. O Oratório nada mais é do que um local no qual crianças de 8 a 15 anos convivem no período em que não estão na escola, sempre.

Conseguimos a partir da visita física, ouvir com mais atenção as necessidades do Oratório e suas crianças. Ao final do ano de 2021, iniciamos a adaptação do Catavento à realidade presencial e instalamos espelhos dentro do Oratório, no intuito de fazer com que as crianças que ali frequentam conseguissem enxergar a si mesmas com mais frequência, haja vista que em suas casas não há espelhos.

Além disso, começamos a desenvolver um projeto para implementar atividades psicopedagógicas dentro do Instituto a fim de combater a evasão escolar demonstrando para as crianças, desde pequenas, a importância dos estudos para o sucesso pessoal e profissional.

Em 2022, até o presente momento, estamos focando na implementação da ampliação ao atendimento psicológico dos alunos de modo individualizado, além de atividades relacionadas à arteterapia e musicoterapia, em prol da atenuação de questões pessoais que dificultam o melhor desempenho e maior força de vontade dos jovens em suas atividades acadêmicas.

Em menos de dois anos de Time, além dos avanços relacionados ao projeto Catavento, participamos de três editais e conquistamos dois prêmios no Encontro Nacional da Enactus Brasil (ENEB) de 2021: Time Revelação e Melhor Projeto Focado no ODS 4.

Entretanto, em meio a tantas vitórias, a oficialização do Time Enactus PUC-SP possui uma relevância especial por significar o reconhecimento por parte dos valores que nos uniram em prol dos valores da Enactus: integridade, paixão, inovação e colaboração.

Já passaram pelo time 30 alunos dos cursos Direito, Relações Internacionais, Administração, Economia, Ciências Socioambientais e Ciências Sociais. No momento, somos 23 alunos e com essa formalização serão muito mais docentes e discentes engajados em uma PUC empreendedora comprometida com a realização de um mundo melhor.

Muito obrigada pela oportunidade de honrar o nome da nossa querida Universidade.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.