"A universidade é um lugar onde nós convivemos necessariamente bem com o desassossego"

Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação esteve na PUC-SP para evento

por Renata Nascimento | 20/08/2024
Thaís Polato / ACI PUC-SP

"Devo dizer que na PUC-SP me sinto em casa. Em casa, porque durante muitos anos da minha vida, trabalhei e vivi em Universidade, então esta cultura, este espaço, este modo de ser, estes ritmos são alguma coisa que fazem parte da minha biografia, mas também me sinto em casa como prefeito deste dicastério responsável pelas universidades, porque uma universidade é um recurso muito importante da Igreja, é uma aposta que a igreja faz no desenvolvimento da pessoa humana e, para mim, ser testemunha do bem que aqui se faz, da busca coletiva da verdade, deste enamoramento da verdade que se traduz de forma tão transdisciplinar, é uma coisa que me enche de alegria."

Cardeal Tolentino

O Cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação foi recebido no campus Monte Alegre para a celebração da Santa Missa na Paróquia Imaculado Coração de Maria e para realizar uma palestra no Teatro da Universidade (TUCA). O Cardeal também foi recebido no gabinete da Reitoria antes da realização do evento.

Ocorrido na manhã de 20/8, o Encontro com personalidades de Universidades e do Mundo da Cultura contou com a participação de professores, estudantes, funcionários e gestores da Instituição. Participaram da mesa diretora o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo da cidade de São Paulo e grão-chanceler da PUC-SP, o Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, e a reitora da PUC-SP, profa. Maria Amalia Andery.

“É uma alegria e uma honra receber em nossa Universidade Dom Tolentino. Para nós que somos da comunidade universitária, é sempre importante ouvir um intelectual e alguém que tem a missão de representar a Santa Sé”, afirmou a reitora.

A profa. Maria Amalia afirmou que as Universidades são lugares de desafiar o desassossego, são lugares nos quais se encontram diferentes origens sociais, culturais, étnico raciais, diferentes maneiras de apropriação do conhecimento. "Universidades são instituições que buscam a formação de pessoas e buscam formar pessoas comprometidas com culturas de paz. Essa é a nossa missão, o que nos traz desassossegos, pois não há receita pronta pra isso. A história das universidades que começa nas mãos da igreja de muitas maneiras, é uma história que mostra o quanto foram, são e serão necessárias universidades.Ter o senhor Dom Tolentino entre nós para nos dar uma palavra que nos traga sossego, ou menos desassossego, é muito importante e nós agradecemos muito sua presença entre nós. Esta Universidade se orgulha muito do que já fez e do que faz na cidade de são Paulo e no Brasil”, finalizou a profa. Maria Amalia Andery.

O Cardeal Dom Odilo afirmou que o Cardeal Tolentino é um encarregado do Papa Francisco para acompanhar o mundo da educação e da cultura no âmbito da igreja católica. “A igreja sempre teve muito a ver com a cultura e a educação ao longo de sua história e ela mesma possui muitos colégios e escolas de ensino fundamental e médio, instituições, pontifícias universidades católicas em todo o mundo, não somente nos países cristãos. Por isso, o Cardeal Tolentino atua para acompanhar os diversos âmbitos da educação dentro da igreja católica e também o mundo da Universidade, em interface com o restante do mundo universitário”, finalizou.

“A universidade é um lugar onde nós convivemos necessariamente bem com o desassossego, com o inacabamento, com a construção, com o processo, com o laboratório, com a conversa, e é sobre isso que eu gostaria de falar. Diz-se muitas vezes que o tempo da Universidade é um dos melhores anos da vida, porque é uma fase muito bela e privilegiada de sua vida, se faz os melhores amigos, os grandes companheiros, se descobre os grandes mestres, nos apaixonamos por ideias que nos transformam e ganhamos confiança no que somos. Eu desejo que a juventude da PUC-SP se sinta a melhor juventude, que sinta verdadeiramente a alegria de ser, sinta que a Universidade lhes dá asas e lhes confirma no potencial de esperança e de sonho que eles tenham. Como diz Papa Francisco, tenham sonhos grandes, não sonhos pequenos, não sonhe apenas o vosso sonho, sonhe o sonho de todos. É isso que eu desejo à comunidade estudantil da PUC-SP, e que possam levar esse sonho para lá do próprio espaço universitário e iluminar a sociedade”, finalizou Dom Tolentino.

O evento também contou com a presença de personalidades de diversas Universidades, como a diretora geral da Associação Santa Marcelina, irmã Maria Aparecida Matias de Oliveira, a reitora do Centro Universitário Assunção, profa. Karen Ambra, a gestora da Pastoral Universitária da Unisagrado, Ana Paula Gobbo Motta, a reitora da Unisagrado, Vânia Cristina de Oliveira, o reitor do Centro Universitário São Camilo e presidente da ANEC, João Bastista Gomes Lima, o vice-reitor da Universidade de São Francisco, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, o pró-reitor de ensino, pesquisa e extensão da Universidade São Francisco, prof. Dilnei Giseli Lorenzi, o reitor da PUC-RIO, Pe. Anderson Antonio Pedroso, o reitor da PUC Campinas, prof. Germano Rigacci Júnior, o reitor da PUC Paraná, Rogério Renato Mateucci e a reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi. Ao final do encontro, a reitora Maria Amalia Andery presenteou Dom Tolentino com um livro.

Confira a matéria da conferência realizada no dia 19/8.