PUC-SP sedia encontro de reitores de universidades comunitárias promovido pela ABRUC
A reitora Maria Amalia Andery recebeu o prêmio Mérito Educação Comunitária pela sua...
Atividade da graduação em Comunicação e Multimeios, aberta ao público em geral
Premiado no festival de documentários É Tudo Verdade, de 2023, o filme Morcego Negro – uma biografia de Paulo César Farias será exibido na próxima sessão do Cineclube Arlindo Machado (CAM), dia 7/5, às 19h, no Auditório Paulo Freire (Andar superior do teatro Tuca). A atividade é promovida pelo curso de graduação em Comunicação e Multimeios e aberta ao público em geral. Assista ao trailer no final da reportagem.
Mais conhecido como PC Farias, o personagem central do documentário foi tesoureiro de Fernando Collor de Mello e esteve diretamente envolvido no processo que culminou com o impeachment do ex-presidente, abalando profundamente a recém-restaurada democracia brasileira. A partir do depoimento de dezenas de pessoas que conheceram e conviveram com Farias, além de farta documentação e material de arquivo exclusivo, o documentário revela os meandros da política brasileira, ressaltando as relações entre capital, ideologia, poder e o crime organizado.
A exibição de Morcego Negro – uma biografia de Paulo César Farias integra a série Encontros de Arquivos, promovida pelo CAM para refletir sobre o uso de arquivos em filmes, uma prática comum dos tempos dos bancos de dados digitais. "Por meio de filmes que apropriam de outros filmes e filmagens, os participantes pensam sobre a apropriação, os direitos autorais, a memória, a estética, os efeitos criativos e os desafios tecnológicos da prática", afirmam os organizadores do cineclube.
Após a exibição, a roteirista e montadora do filme Lea Van Steen participa de uma conversa sobre o filme, sua pesquisa histórica em uma enorme quantidade de arquivos e o desafio de recontar fatos e mitos para quem acompanhou ao vivo e para uma nova geração que talvez saiba pouco sobre os eventos que abalaram o Brasil dos anos 1990.
Lea Van Steen é videoartista, diretora de filmes publicitários, de ficção e documentários. Lea fez parte da equipe de criação da MTV Brasil e trabalhou nas melhores produtoras de vídeo de São Paulo. Recebeu vários prêmios por seus curtas e trabalhos em artes visuais.
O Cineclube Arlindo Machado (CAM) é um espaço do Curso de Comunicação e Multimeios para debates sobre temas contemporâneos como diversidade, meio ambiente, políticas, mídias e tecnologias, por meio de programação e projeção de filmes.
Com participação ativa dos estudantes, o CAM promove encontros, palestras e discussões em conjunto com os outros cursos da PUC-SP e com a comunidade ao seu redor.
O nome do cineclube é uma homenagem ao professor Arlindo Machado, que atuou na PUC-SP durante toda a sua carreira. Machado é um dos principais especialistas em audiovisual no Brasil, com vários livros publicados a respeito de cinema, vídeo e novos formatos audiovisuais. Saiba mais sobre o CAM.
Morcego Negro – uma biografia de Paulo César FariasDocumentário Direção: Chaim Litewski e Cleisson Vidal Sobre o filme O filme foi premiado no festival de documentários É Tudo Verdade de 2023. O crítico de cinema José Geraldo Couto afirma que “‘narrativa é vibrante como uma boa história policial, mesclando melodrama, suspense e comédia e mostrando a todo momento o quanto aquela trajetória individual estava intimamente imbricada com a nossa formação histórica, política e cultural”. |