VCnaPUC: alunas de jornalismo ingressam na Universidade após participar do programa

Serviço oferecido pela PUC-SP auxilia na decisão de estudantes prestes a concluir o ensino médio

por Cláudio Oliveira | 29/05/2024
Acervo ACI

O VCnaPUC” foi decisivo para a minha escolha de faculdade. Conhecia pouco sobre a Instituição, mas saí da visita apaixonada!”, afirma Giovana Jardim Laurelli, aluna primeiranista de Jornalismo da PUC-SP.

A estudante garante que a visita guiada que fez ao campus Monte Alegre junto com sua turma de ensino médio, em 2023, foi decisiva para optar pela PUC-SP. “Tomei conhecimento do projeto pela minha escola. Durante o último ano do ensino médio, o colégio tinha a proposta de visitar diferentes universidades, públicas e privadas. A PUC-SP foi uma delas, por meio do serviço VCnaPUC”, recorda a estudante.

Ainda candidata ao curso de Jornalismo, Giovana lembra como foi sua experiência com o programa: “Chegamos na PUC-SP acompanhados por uma agente da minha escola e fomos recepcionados por funcionárias da universidade. Na sequência, seguimos até um dos auditórios e assistimos a apresentações dos coordenadores dos cursos de Direito, Psicologia e Jornalismo. Os professores falaram sobre grade horária, estruturas e diferenciais de seus respectivos cursos, além de explicarem quais caminhos poderíamos percorrer após formados”, conta a estudante.

A futura jornalista afirma estar satisfeita com a opção feita para sua vida acadêmica. “Estou adorando meu curso! Gosto muito do ambiente da universidade, dos professores, colegas e da estrutura oferecida pela PUC-SP. Além da vida acadêmica, estou tentando ser ativa na vida política e social do campus, participando do Centro Acadêmico (CA) e sendo uma das representantes da minha sala”, destaca Giovana.

Contato com professor e aulas estimulantes

Para Helena de Paula Barra, o VCnaPUC significou não somente conhecer a Universidade, mas também um futuro – e agora atual – professor. Em visita ao campus Monte Alegre com sua então escola de ensino médio, Helena também fez um tour pelos prédios, conheceu a história da Universidade e assistiu a palestras com professores de três áreas distintas do conhecimento.

“Foram docentes de Direito, Programação e Jornalismo", afirma a agora primeiranista da PUC-SP. "A área de jornalismo foi apresentada pelo Diogo de Hollanda, que atualmente é o meu professor de história da imprensa”, lembra Helena.

Das primeiras impressões sobre a Universidade até os dias de hoje, quando está se encaminhando para terminar o primeiro semestre, a estudante afirama sentir que fez a escolha certa. “Tenho sido bem recebida por professores e alunos do meu curso. As aulas são muito interessantes e estimulam a prática da leitura, escrita e a comunicação”, conclui.

Momento importante para a escolha da profissão

Professor e coordenador do curso de Jornalismo, Diogo já ministrou diversas palestras para o programa VCnaPUC. “Sabemos que o momento da escolha da profissão é muito importante e nem sempre fácil. Este programa é uma iniciativa inteligente e bem-sucedida”, afirmou o docente.

Ele ressalta que, por meio de bate papos entre coordenadores, professores e alunos, os futuros universitários têm a possibilidade de compreender melhor o que estudarão, quais as características, desafios e oportunidades das profissões que consideram seguir, as aptidões necessárias. “Nosso objetivo é tornar as informações sobre os cursos e a própria PUC-SP mais palpáveis, os ajudando a descobrir este universo”, observa o prof. Diogo. Para ele, o resultado tem sido positivo. “Tenho notado, com muita alegria, estudantes de ensino médio que participam do VCnaPUC se matriculando na Instituição. Inclusive os encontro pelo campus, já como universitários”, comemora.

Saiba mais sobre o VCnaPUC

As experiências narradas são possíveis graças a um serviço oferecido pela PUC-SP, que inclui visitas guiadas pelos campus, acesso às instalações (auditórios, laboratórios, bibliotecas, pça. de alimentação e etc) e informações sobre a história dos prédios, além de palestras ministradas por professores e coordenadores de graduações da Universidade. O serviço atende escolas em geral, tendo como público-alvo estudantes de ensino médio, em curso ou concluído.

Segundo a profa Missila Loures Cardozo, assessora da Pró-Reitoria de Graduação, o programa busca aproximar os vestibulandos e as escolas de ensino médio do dia-a-dia da PUC-SP. "Este contato próximo permite aos estudantes conhecer melhor a nossa Universidade e também nos possibilita dialogar com eles, para compreender melhor as mudanças dos interesses desse público. O VCnaPUC é fundamental para o estreitamento dos laços e dos interesses destas duas esferas, além de contribuir de maneira consistente para o ingresso de estudantes em nossos processos seletivos", afirma a professora.

Para obter mais informações sobre o VCnaPUC, clique aqui.