Crítico de cinema participa de debate no Cineclube Arlindo Machado
Sergio Rizzo apresentará vários aspectos do exercício da crítica no século 21
No dia 4/6, terça-feira, o Cineclube Arlindo Machado (CAM) dá continuidade às sessões de Estudos de Cinema, abordando a crítica de filmes, com o crítico e jornalista Sérgio Rizzo.
A partir de questões como: “Qual o papel da crítica de cinema frente ao novo desenho da produção e do consumo audiovisual?” e “Como a tradição crítica, no Brasil e no exterior, ajuda a iluminar os debates e os desafios atuais?”, Rizzo apresentará vários aspectos do exercício da crítica no século 21.
A atividade, organizada pelo curso de Comunicação e Multimeios, será realizada às 19h, no auditório Paulo VI (ao lado da Biblioteca do campus Monte Alegre). Clique aqui para saber mais.
Sérgio Rizzo
É crítico de cinema há mais de 40 anos e também diretor, roteirista e produtor executivo de documentários e séries de televisão. Atuante na mídia desde 1981, atualmente é crítico de cinema do jornal "O Globo" e integra o comitê de seleção do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários.
Rizzo é mestre em Artes/Cinema, com uma dissertação sobre a obra de Woody Allen, e doutor em Meios e Processos Audiovisuais, com uma tese sobre a formação de professores para a educação audiovisual, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, USP.
Nos últimos anos, ministrou palestras em diversas cidades brasileiras e também nos EUA (Harvard University), na França (Sorbonne) e em Portugal (Instituto Politécnico do Porto, Universidade de Coimbra, Festival Filmes do Homem), e participou da Bergman Week (realizada pelo Bergmancenter, na Suécia).
É diretor associado à produtora Deusdará Filmes e está lançando o documentário DOAR, sobre histórias de pessoas comuns que tiveram suas vidas transformadas pela cultura de doação.