E-book aborda diversidade na velhice

Obra foi produzida por docentes e estudantes de Psicologia, que consideram que o conhecimento geral sobre a velhice brasileira está baseado, principalmente, em mulheres, brancas, urbanas e classe média

por Redação | 02/08/2024

"O que você sabe sobre velhices pretas, velhices periféricas, velhices masculinas, velhices femininas, velhices quilombolas, velhices ribeirinhas, velhices indígenas, velhices ciganas, velhices refugiadas/imigrantes, velhices em situação de rua, velhices com síndromes genéticas, velhices com deficiência, velhices LBGTQIA+, velhices institucionalizadas e velhices rurais?”.

Com essas perguntas no horizonte e a forte sensação de que a reposta geral seria “sei muito pouco”, duas docentes e diversos estudantes de Psicologia da PUC-SP produziram coletivamente o e-book Velhices Plurais – verbetes (clique aqui para acessar gratuitamente).

Os textos que integram a obra são resultado final da disciplina eletiva intitulada “Subjetividades no Envelhecimento: desafios para um Brasil diverso, sustentável e intergeracional’, proposta pelas professoras Beltrina Côrte e Ruth Gelehrter da Costa Lopes e cursada por 39 alunos de Psicologia da PUC-SP.

Brancas, urbanas e de classe média

Os autores ressaltam que o que se conhece sobre a velhice brasileira está baseado, principalmente, em mulheres, brancas, urbanas e classe média. A forma de chamar a atenção da sociedade e da comunidade científica a respeito da pluralidade das velhices foi a construção coletiva deste e-book, contendo 15 verbetes.

“O verbete é um texto escrito, de caráter informativo, destinado a explicar um conceito. Como explicar as diversas velhices contidas nos 32.100 milhões de pessoas acima de 60 anos que habitam o Brasil hoje? Impossível. Até porque o ser humano é diverso e complexo. Mas é urgente ampliar a compreensão das velhices para além das dicotomias indivíduo/sociedade, intelectual/emocional, interno/externo. Olhar para as especificidades do envelhecer é olhar para a diversidade humana”, destacam os autores.

A elaboração do e-book contou também com a colaboração de Dhara Côrte de Lucena, ex-aluna do curso de Arte: História, Crítica e Curadoria, também da PUC-SP, que desenhou e desenvolveu o projeto gráfico final. Houve ainda uma parceria com o Portal do Envelhecimento e Longeviver para revisão, solicitação do ISBN e divulgação.