Curso de Medicina da PUC-SP discute limites legais e éticos sobre esteroides anabolizantes
Um estudo dinamarquês revelou que usuários de esteroides anabolizantes têm 3,64 vezes mais chances de morrer por causas não naturais e 2,24 vezes mais por causas naturais do que os não usuários
A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS), da PUC-SP, promoverá, em 13/8, das 18h30 às 21h30, um júri simulado inédito para debater os limites legais e éticos do uso e prescrição de esteroides anabolizantes. O evento contará com especialistas renomados e visa proporcionar uma experiência interativa e esclarecedora sobre este tema controverso para a comunidade acadêmica.
O evento será restrito à comunidade da FCMS e aos participantes de Sorocaba do programa #bombatôfora, criado a partir da parceria entre a Universidade de Caxias do Sul, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio do Núcleo de Endocrinologia do Exercício da Medicina Esportiva, e a agência Y&R.
O programa foca em quatro áreas, educação (com foco na comunidade em geral), assistência (com atendimento a usuários desses produtos), ensino (com conscientização nas áreas da saúde) e pesquisa científica (em colaboração aos avanços da medicina).
Seu objetivo é esclarecer, minimizar o uso, atender e reabilitar usuários, atuando sobre uma realidade crescente: cada vez mais esportistas, atletas amadores e pessoas preocupadas com a estética corporal fazem uso de esteroides anabolizantes e similares. Em consequência, cria o alerta de que os efeitos dessas substâncias no organismo podem ser severos, desde infertilidade, alterações e bloqueio na produção de hormônios, perturbações psicológicas e efeitos cardíacos e metabólicos, levando, inclusive, à morte de usuários.
Intitulado "Esteroides Anabolizantes em Julgamento: Explorando os Limites da Legalidade no Uso e na Prescrição Médica", o evento que acontecerá na FCMS reunirá especialistas de renome para debater os desafios em torno desse assunto complexo, como os professores-doutores Vidal Serrano Nunes Júnior, diretor e professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da PUC-SP, e procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, e Clayton Luiz Dornelles Macedo, endocrinologista e especialista em Medicina do Esporte da UNIFESP, do movimento #BombaTôFora, cujo objetivo é a conscientização sobre os riscos do uso indiscriminado de esteroides.
O uso indiscriminado dessas substâncias tem sido um tema controverso, com implicações legais e éticas significativas. Por isso, o formato inovador de júri simulado desta atividade, promete envolver ativamente a comunidade acadêmica, incentivando a reflexão crítica e o debate saudável sobre os diversos aspectos legais, éticos e de saúde pública relacionados ao tema.
Em recente artigo, a professora-doutora Maria Helena Senger, docente da FCMS e ex-diretora do curso de Medicina da instituição, afirmou que tem aumentado o uso de esteroides anabolizantes para fins não terapêuticos, como melhoria de desempenho atlético e estética corporal com efeitos adversos graves, incluindo problemas cardiovasculares, impotência, infertilidade e distúrbios psiquiátricos. “Um estudo dinamarquês, recém publicado, revelou que usuários de esteroides anabolizantes têm 3,64 vezes mais chances de morrer por causas não naturais (principalmente acidentes) e 2,24 vezes mais chances por causas naturais do que não usuários”.