Docentes participam de conferência em Roma

Evento foi organizado pelo Consórcio de Universidades Católicas (CCU), iniciativa da qual a PUC-SP é integrante

por Redação | 02/08/2024
Divulgação

A PUC-SP participou, entre os dias 31/7 e 2/8, da 2ª Conferência do Consórcio de Universidades Católicas (CCU), em Roma (Itália). A iniciativa é liderada pela Universidade de Notre Dame (EUA) e composto por 10 universidades no total. Pela América do sul, participam PUC-SP e a Universidade Católica do Chile.

Esta é a segunda edição da Conferência. Em 2022, o tema discutido foi sustentabilidade e meio ambiente. Este ano, solidariedade com os parceiros em zonas de conflito. O objetivo era discutir experiências sobre como as universidades, especialmente as católicas, por meio de atividades de ensino e pesquisa podem contribuir com o diálogo intercultural, fortalecer a resiliência e promover valores de paz.

Ensino, pesquisa e solidariedade

A conferência foi organizada com a apresentação de trabalhos em torno de três eixos: ensino, pesquisa e solidariedade. Pela PUC-SP participaram os professores: Terra Budini, Paulo Pereira, Gabriel Loureiro, Pedro Ambra e Fernanda Liberali (que já esteve em um encontro do CUC, mas desta vez participou remotamente por estar em sua defesa de livre docência).

Os profs. Gabriel e Terra participaram de mesas sobre experiências de ensino. Ele compartilhou uma experiência de “internacionalização em casa”, com a apresentação do trabalho “Internationalization at Home: Innovative Teaching Practices for Global and Intercultural Competencies”, e a docente moderou mesa sobre “Resiliência no contexto de práticas de ensino”.

O prof. Pedro participou do eixo de apresentações relativas à pesquisa, no tema de saúde, com o trabalho sobre sofrimento psíquico no contexto de eventos extremos (“Psychological Suffering and Extreme Phenomena: From Recognizing Difference to Building Peace”)

Já os docentes Paulo e Fernanda participaram do eixo de apresentações relacionadas à pesquisa, ambos na mesa sobre desenvolvimento e impacto político. O prof. Paulo apresentou trabalho sobre a experiência de construção do fórum popular de segurança pública no estado de SP por organizações da sociedade civil (“Building Resilience: the São Paulo Public Security and Drug Policy Popular Forum's Journey Towards Community Empowerment”) e a profa. Fernanda apresentou a experiência do projeto brincadas (“Fostering Cross-Cultural Dialogue and Resistance through Play: The Impact of Projeto Brincadas”).

As atividades incluíram também sessões de trabalho para balanço e planejamento das atividades do Consórcio.

Veja os depoimentos dos docentes que estiveram em Roma

♦ Paulo Pereira
Professor da área de Relações Internacionais e coordenador da Assessoria de Pesquisa

"Minha participação enquanto acadêmico e como coordenador da Assessoria de Pesquisa da PUC-SP foi muito inspiradora. Criar conexões internacionais é uma maneira de exercer a vocação de investigação coletiva própria da ciência e abrir novos horizontes institucionais para parcerias, recursos e produção de conhecimento com impacto social em diferentes contextos sociais. Espero que sigamos nesse caminho promissor nos próximos anos."

♦ Terra Budini
Professora da área de Relações Internacionais e assessora pró tempore da ARII

"A participação da PUC-SP nesta iniciativa tem sido estratégica para ampliar nossas parcerias internacionais, tanto nas ações de internacionalização relativas à nossa inserção em redes internacionais de pesquisa, quanto para a ampliação das oportunidades de intercâmbio para nossos estudantes."

♦ Gabriel Loureiro de Lima
Professor da área de Matemática e assessor especializado da Prograd
"
Representar a PUC-SP e apresentar um projeto que desenvolvi com o apoio do Programa de Incentivo à Internacionalização (Piprint /PUC-SP) foi uma grande responsabilidade, mas também a confirmação de que universidades como a nossa, que investem em pesquisa, chegam muito mais longe e têm chances muito mais efetivas de gerarem construção de conhecimento, impacto social e internacionalização."

♦ Pedro Ambra
Professor do curso de Psicologia

“A internacionalização é um dos grandes desafios das Universidades no século XXI e, com esse Consórcio, a PUC-SP consolida seu lugar de destaque como uma instituição de ponta no cenário nacional e internacional."

♦ Fernanda Liberali
Professora da pós-graduação, nas áreas de Linguística e Educação

“Eu pude ver várias pesquisas, feitas em diferentes lugares do mundo, onde as pessoas estão buscando por uma forma de atuar e uma prática de pesquisa que são sempre voltadas para transformação social e para melhoria das condições de vida no mundo. Esse modo de fazer pesquisa dentro do conjunto de universidades do Consórcio de Universidades Católicas mostra essa vocação que a instituição católica precisa mostrar, que é de transformar as condições de injustiça que estão no mundo. Participar do CUC possibilita aos docentes abrir espaços para interlocuções internacionais, a troca de experiências e a ampliação de projetos. Essa é uma proposta fundamental, de unir essas universidades em prol de uma forma de fazer pesquisas que promova o bem viver em todos os contextos e em todas as localidades."

Leia mais sobre a PUC-SP e o CCU

PUC-SP participa da Conferência Inaugural do Consórcio de Universidades Católicas (CCU)

Professoras fazem estágio de pesquisa sobre sustentabilidade nos EUA