Professores de Ortopedia da PUC-SP assinam capítulos no livro Sports Injuries

Docentes são da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS)

por Redação | 28/08/2024

Os professores Eduardo Luis Cruells Vieira, Julio Gali e Carlos Alberto de Oliveira, docentes de Ortopedia na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, juntamente com o colega Nilson Cristino da Cruz, da Unesp – campus Sorocaba, assinam capítulos do livro “Sport Injuries” (Lesões dos Esportes), publicado pela editora Springer Nature.

Dois dos capítulos abordam a anatomia da região medial e lateral do joelho e são de autoria de Eduardo Vieira e Júlio Gali. Eles representam uma contribuição à linha de pesquisa em anatomia, tradicional na ortopedia de Sorocaba, iniciada pelo doutor Eduardo Álvaro Vieira (in memoriam), ex-professor da FCMS e pai de Eduardo, e pelo professor-doutor Édie Caetano, também docente da instituição.

O outro capítulo, intitulado “Tipos de materiais usados em cirurgia de medicina do esporte”, é assinado por Eduardo Vieira, Carlos Alberto e Nilson da Cruz e aborda a utilização de biomateriais no tratamento de lesões esportivas, como âncoras, parafusos e fios de sutura, além de novas tecnologias, como substitutos sintéticos para meniscos, cartilagem e ligamentos do joelho. O capítulo destaca, ainda, o uso de tratamentos de superfície, como o plasma – área de expertise de Nilson da Cruz, responsável pelo laboratório de tecnologia do plasma na Unesp – campus Sorocaba.

“Participar de uma obra tão importante na área de ortopedia e traumatologia esportiva é uma grande responsabilidade e um desafio gratificante. É, também, uma oportunidade de representar o Brasil e suas contribuições científicas nesse campo”, afirma Eduardo Vieira.

Mestrado em Biomateriais e Medicina Regenerativa

A FCMS oferece o curso de mestrado em Biomateriais e Medicina Regenerativa, com o objetivo de capacitar profissionais para o desenvolvimento de soluções científicas e tecnológicas para melhoria da qualidade de vida da população e para capacitar docentes no ensino superior.

O curso conta com duas linhas de pesquisa: “Biomateriais e Engenharia Tecidual” e “Liberação Modificada de Fármacos”, ambas dedicadas ao desenvolvimento de biomateriais poliméricos (sintéticos ou naturais) para aplicação em projetos de pesquisa.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.