Medicina: "Projeto ABC" realiza sua primeira ação em Sarapuí

Pela primeira vez, município localizado a 60 km de Sorocaba recebeu ação organizada pela Liga Acadêmica de Pediatria

por Redação | 04/10/2024
SZS Comunicação

Pela primeira vez, Sarapuí, município localizado a 60 km de Sorocaba, recebeu o Projeto ABC, organizado pela Liga Acadêmica de Pediatria - Dra. Izilda das Eiras Tâmega, do curso de Medicina da PUC-SP. Aproximadamente 60 alunos e 15 médicos, incluindo docentes da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS), atenderam 110 crianças. A ação ocorreu em 28/9, das 8h às 12h, na Escola Anna Maria Holtz.

Luisa Kalaydjian Poladian Borba, estudante do 4º ano de Medicina da PUC-SP e presidente da Liga, explica que o Projeto ABC proporciona às crianças e seus pais acesso a consultas médicas de diversas áreas, como oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia, dermatologia, neurologia, endocrinologia e pediatria. "Frequentemente, longas filas de espera nos serviços públicos de saúde ou outras dificuldades impedem que os pais levem seus filhos para consultas com médicos especialistas", afirma Luisa.

O Projeto ABC, criado há mais de duas décadas e coordenado pela professora-doutora Izilda Tâmega, é executado por estudantes da FCMS que se voluntariam para ações de promoção à saúde e recreação. O Grupo Pucalhaços também esteve presente na atividade realizada em Sarapuí.

A organização deste ano foi fundamental para atender 110 crianças, superando em 15 a estimativa inicial da prefeitura. Luisa, atual presidente, detalha: "No ano passado, como vice-presidente da Liga, desenvolvi um sistema simples, mas eficaz, para otimizar o fluxo dos atendimentos. Implementamos pulseiras personalizadas para cada criança, que recebiam selos coloridos conforme passavam pelos diferentes especialistas. Esse método nos permitiu rastrear com precisão os atendimentos realizados, garantindo um serviço completo e eficiente para todos os participantes."

A prefeitura assegurou o transporte de todas as crianças de suas residências até a Escola Anna Holtz, além de fornecer parte dos medicamentos e materiais utilizados durante a ação.

"Agora, nosso principal objetivo é expandir ainda mais o Projeto ABC para ampliar o leque de especialidades, aprimorando sua organização e dinâmica", conclui Luisa.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.