Marx no século XXI

Artigo originalmente publicado pela revista Carta Capital, em 7/5/2018

por Reginaldo Nasser | 08 / 05 / 2018 - 15 h

Até mesmo fervorosos defensores do “turbocapitalismo” como John Micklethwait, diretor da agência Bloomberg, e Adrian Wooldridge, editor da revista The Economist, apesar de avaliarem que, como profeta do socialismo, Marx está derrotado”, reconhecem a pertinência de sua advertência sobre a globalização. Quanto mais bem-sucedida esta se torna, mais parece estimular a própria reação a ela, devido às contradições que carrega em sua estrutura.

Assim, apesar dos erros nas previsões e das profecias não cumpridas, os ideólogos do capitalismo ainda levam muito a sério os escritos marxistas, pois revelam uma análise acurada sobre a expansão internacional do capital e os impactos nas transformações nas relações sociais de produção, por um lado, e sua tendência a exacerbar a desigualdade social e as turbulências, por outro.

Os ideólogos do capitalismo sabem que a dialética de Marx fez com que se percebesse o caráter contraditório do desenvolvimento capitalista, que, à medida de sua expansão, gera, em seu próprio seio, uma negação permanente da mesma sociedade que a gerou.

Clique aqui para ver a publicação original do artigo do prof. Reginaldo Nasser.

Tags
PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.