PUC-SP recebe 38ª edição do “Curso de Verão”
Reitor Vidal Serrano Jr. participou da abertura das atividades, promovidas pelo Centro...
Programa entrevista autores para falar sobre processo de produção de grandes narrativas jornalísticas e documentais
O programa Histórias Reais do dia 20/10 recebe o jornalista e escritor Diogo Bercito, ex-correspondente internacional da Folha de S.Paulo e autor do recém-lançado Brimos: imigração sírio-libanesa no Brasil e seu caminho até a política (editora Fósforo). O livro conta a história da imigração sírio-libanesa com enfoque em famílias que se notabilizaram na política brasileira, como Maluf, Haddad, Kassab, Temer, Boulos e Feghali.
Em uma pesquisa sólida que envolveu várias viagens ao Líbano, Bercito apresenta personagens como Habib al-Haddad, o avô do ex-prefeito Fernando Haddad, que protagonizou episódios heroicos no vilarejo de Ain Ata, onde era um padre greco-ortodoxo. Outra figura de destaque é a tia de Jandira Feghali, Jeanette Feghali, uma diva do cinema e da música conhecida até hoje como “a Imperatriz”.
Um dos jornalistas brasileiros que mais conhecem o Oriente Médico, Bercito foi correspondente em Jerusalém e Madri antes de se radicar em Washington, onde faz doutorado em estudos árabes pela Universidade Georgetown. Ele é o 20º entrevistado do Histórias Reais, programa produzido pela TV PUC e conduzido por Diogo de Hollanda e Fabio Cypriano, ambos jornalistas e professores do curso de Jornalismo.
O programa recebe semanalmente autoras e autores de relatos de não ficção – reportagens, memórias, biografias etc. –, geralmente publicados em livros, mas também em podcasts e outros formatos. Com duração de 28 minutos, Histórias Reais se dedica a abordar o processo de produção de grandes narrativas jornalísticas e documentais, em aspectos como a escolha do tema, a elaboração do texto e os desafios da apuração.
Histórias Reais é exibido todas as quartas-feiras, às 19h30, no Canal Universitário, com reprises às quintas (10h30 e 23h30); domingos (14h30); segundas (14h) e terças (10h30). O programa permanece disponível na plataforma de streaming da PUC-SP, o PUC Play.