PUC-SP implanta novo Programa em parceria com o Banco Santander

por Redação | 08/11/2021

A Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (Pró-CRC) apresenta os resultados obtidos com a participação da Universidade no Programa de Bolsas Santander Superamos Juntos – Edição 2021. Esse Programa se soma aos outros atualmente vigentes de concessão de bolsas de permanência e de chips.

Programa de Bolsas Santander Superamos Juntos – Edição 2021

Neste ano, o Banco Santander disponibilizou um novo programa para os estudantes de graduação da PUC-SP, o Bolsa Santander Superamos Juntos – edição 2021, que visa contribuir com apoio financeiro, para que “estudantes com excelente desempenho acadêmico e baixa condição socioeconômica, possam ter a oportunidade de dar continuidade aos estudos, incrementando a qualidade da formação acadêmica”.

A Bolsa, no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) é válida para 2º semestre de 2021. Envolve importe de R$ 300,00 (trezentos reais) para apoio ao estudante na aquisição de materiais em geral (cadernos, livros pedagógicos, equipamentos de informática etc.) e R$ 3.700,00 (três mil e setecentos reais) destinados à obtenção de descontos ou pagamento integral dos custos de matrícula e mensalidades do curso, relativamente ao segundo semestre de 2021. Foram ofertados 09 (nove) benefícios.

A Procrc conduziu o processo, que contou com ampla divulgação e com a inscrição de 150 estudantes, dos quais, 52 preenchiam todos os critérios da seleção para concorrer aos benefícios. Em final de agosto foi promulgado o resultado, beneficiando nove estudantes. A partir daí  foram efetuadas as diligências junto ao Banco Santander e à Fundasp para início efetivo da participação dos estudantes no Programa.

A Procrc manteve neste certame a política de Reserva de Vagas para Política Afirmativa, destinando 03 (três) vagas a estudantes pretos, pardos e indígenas, as quais foram preenchidas. Dentro do critério de excelência acadêmica, foram asseguradas duas vagas para os cursos de Medicina e Enfermagem, que tem parâmetros de avaliação distintos dos critérios correntes nos demais cursos da Universidade.

“É uma alegria poder noticiar o desenvolvimento de mais um Programa desenvolvido no âmbito da parceria da universidade com o Banco Santander. Além de ter ampliado no ano de 2021 de 10 para 15 as bolsas permanência, as quais foram destinadas a estudantes bolsistas, com ação afirmativa para estudantes pretos, pardos e indígenas, e ter disponibilizado 200 chips com pacotes de dados para estudantes bolsistas, tivemos a oportunidade de também oferecer o Programa de Bolsas Santander Superamos Juntos – Edição 2021. Voltado para estudantes não bolsistas de baixa renda e excelente aproveitamento acadêmico, o Programa se caracteriza como um programa de fomento à permanência e fornece um importante auxilio para a continuidade dos estudos", afirma a profa. Monica de Melo, Pró-Reitora de Cultura e Relações Comunitárias.