Farmácia Comunitária na FCMS une ensino e cidadania

Entidade criada pela comunidade acadêmica do curso de Medicina da PUC-SP completa 55 anos

por Redação | 11/05/2022

No dia 13/5, às 11h, uma cerimônia celebrará os 55 anos de funcionamento da Farmácia Comunitária Vital Brazil, que oferece medicamentos de forma gratuita à população da região de Sorocaba, onde funciona um dos campi da PUC-SP. A entidade foi criada pela comunidade acadêmica do curso de Medicina da PUC-SP e, anos depois, ganhou o apoio da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Reconhecida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, a farmácia mantém sua variedade e quantidade de medicamentos por meio de doações e campanhas de arrecadação.

Por parte da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, os responsáveis pela farmácia pertencem ao Centro Acadêmico Vital Brazil, que congrega os alunos do curso de Medicina. Os atendimentos são realizados por alunos voluntários das duas universidades.

Assim que os primeiranistas de Medicina e Enfermagem ingressam na FCMS, já conhecem a farmácia, visando aumentar a arrecadação de medicamentos. Aqueles que têm maior procura e, consequentemente, acabam mais rápido são os indicados para controle da pressão arterial e do diabetes, bem como analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos.

As doações de medicamentos são feitas nos campi da FCMS e da Uniso, além do Colégio Dom Aguirre. Os produtos devem estar bem embalados, em perfeito estado de conservação e dentro da validade, com vencimento a partir do mês seguinte. As cartelas de comprimidos das quais já foram retiradas uma ou mais unidades também são aceitas. Já os medicamentos líquidos, como xaropes, soluções ou pomadas, devem vir com o lacre do fabricante.

O espaço funciona no prédio anexo ao campus da PUC-SP (rua Doutor Seme Stefano, Jardim Vergueiro). A farmácia presta atendimento às segundas, terças e quintas-feiras, das 14h às 16h30, e às quartas, das 8h30 às 11h. Os interessados devem retirar senha na portaria, apresentar receita e documento de identidade do paciente.