A PUC-SP lamenta o falecimento do Papa emérito Bento XVI, aos 95 anos, na manhã deste dia 31/12. A morte ocorreu no Mosteiro Mater Ecclesiae, onde Bento XVI vivia desde que havia renunciado ao pontificado, em 2013.
A partir de 2/1, o corpo estará na Basílica de São Pedro para homenagens dos fiéis e, em 5/1, ocorrerá o funeral às 9h30, pelo horário local (5h30 no horário de Brasília), na Praça São Pedro. A cerimônia será presidida pelo Papa Francisco.
Em 2005, aos 78 anos, o Cardeal Ratzinger foi eleito Papa, passando a ser chamado como Bento XVI. Ele esteve à frente da igreja por mais de sete anos, até renunciar e se tornar Papa emérito.
Arquidiocese de São Paulo
O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e Grão-Chanceler da PUC-SP, manifestou por escrito seu pesar pelo falecimento do Papa emérito. “Bento XVI foi um homem simples, humilde, sensível e até tímido, muito atencioso e fino no trato com as pessoas. Foi um intelectual e teólogo de grande profundidade e seus escritos e homilias certamente serão uma referência para a Igreja também no futuro. Como poucos, ele compreendeu os problemas do nosso tempo e deu indicações essenciais para a vida e a missão da Igreja”, afirma um dos trechos da nota.
Neste dia 31/12, às 12h, Dom Odilo presidiu, na Catedral da Sé, uma missa em sufrágio de Bento XVI. Em 2007, Dom Odilo foi feito cardeal por Bento XVI, que foi também quem o nomeou Arcebispo de São Paulo no mesmo ano.
foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO
Clique aqui e leia edição especial do jornal O São Paulo sobre sobre o Papa Bento XVI.