PUC-SP sedia encontro de reitores de universidades comunitárias promovido pela ABRUC
A reitora Maria Amalia Andery recebeu o prêmio Mérito Educação Comunitária pela sua...
Peça que ensina conceitos de educação financeira e empreendedorismo para a criançada, entra em cartaz no dia 30/9
Com a missão de ensinar para a criançada como lidar de forma responsável com o dinheiro e a empreender de maneira sustentável, a peça De Onde Vem o Dinheiro estreia no dia 30/9, no Tucarena. O trabalho é apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio pelo Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
A direção é de Pedro Garrafa, a dramaturgia inédita e as músicas originais são assinadas por Renata Mizrahi, com trilha sonora original de Carlos Careqa; e o elenco traz Iris Yazbek, Lucas Padovan e Rebeca Oliveira.
Já a produção é da WB Produções, comandada por Bruna Dornellas e Wesley Telles, responsável por grandes espetáculos como Misery, de Stephen King, com Mel Lisboa e Marcello Airoldi; e Três Mulheres Altas, de Edward Albee, com Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill.
A peça conta a história de Tom Tom, que mora no Sudeste, e Tininha, que recentemente se mudou para o Norte do país. A menina está com saudade de seu amigo e quer muito visitá-lo, mas a passagem de avião é muito cara e a mãe dela não pode pagar a viagem tão cedo.
Depois de perguntar para várias pessoas de onde vem o dinheiro e ouvir todos os tipos de respostas diferentes, Tininha cria um plano para conseguir comprar a passagem. Ela adora games e lembra que nesses jogos é muito mais fácil ganhar muitas moedas! Então, ela e Tom Tom armam um plano mirabolante para entrar para o game “O Reino da Bufunfa, a Rainha do Dinheiro”.
Durante o jogo, Tininha descobre a importância de ganhar dinheiro, economizar, focar naquilo o que quer e entender como atingir as suas metas. Ela descobre que na vida real nada vem fácil como no jogo, mas, se tiver foco e paciência, logo conseguiria juntar o valor necessário para comprar a sua passagem. Então, põe na prática o que aprendeu no game e, assim, consegue o dinheiro para matar a saudade de seu melhor amigo.
Bem fundamentada e com alto valor educativo, a peça tem a proposta de discutir, de forma bem lúdica e divertida, a importância de desenvolvermos uma consciência financeira para toda a vida. O texto usa humor para fazer da imaginação das crianças um espaço fértil para solidificar boas práticas e ideias.
Sinopse
A peça conta a história de Tom Tom, que mora no Sudeste, e Tininha, que recentemente se mudou para o Norte do país. A menina está com saudade de seu amigo e quer muito visitá-lo, mas a passagem de avião é muito cara e a mãe dela não pode pagar a viagem tão cedo. Com a ajuda de um game, a menina aprender a importância de ganhar dinheiro, economizar, focar naquilo o que quer e entender como atingir as suas metas. E descobre que, se tiver foco e paciência, logo conseguiria juntar o valor necessário para visitar o amigo.
Este espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela Nubank, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Sobre Renata Mizrahi – dramaturgia e canções originais
Renata Mizrahi tem um portfólio de sucesso como roteirista e dramaturga. No cinema, ganhou prêmio de Melhor roteiro no Festival de Triunfo pelo filme Amores de Chumbo, com direção de Tuca Siqueira (atualmente na Amazon e no Now). É autora do longa-metragem Os Sapos, que rodou em outubro de 2021, baseado na sua peça homônima, direção de Clara Linhart.
É roteirista do longa “Meus 4 Maridos”, que rodou em outubro de 2021, direção de Fred Mayrink; autora do curta-metragem “Bodas”, que estreou na mostra paralela do Festival de Cannes e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Primeiro Festival Internacional de La Gent Gran de Barcelona 2019.
Na TV, escreveu a segunda temporada de Homens São de Marte…(GNT); escreveu a segunda temporada da série “Matches” para a Warner; e formatou e escreveu “Tem Criança na Cozinha” (Gloob), que ganhou o prêmio Comkids e foi indicado ao Emmy Kids. Escreveu “Minha Estupidez”, com Fernanda Torres (GNT); “Vai que Cola” e “A Vila” (Multishow); a série “Minha Estupidez” (GNT), com Fernanda Torres, entre outros.
Sua série autobiográfica, foi selecionada para LAB Varilux Cinema Francês em junho de 2022. Venceu o Festival Cabíria 2020 de melhor argumento infanto-juvenil (com Renata Diniz) por Rodante. Foi curadora do Festival Cabíria 2021 de roteiros de longa-metragem. No teatro, ganhou o Prêmio Shell por Galápagos, em 2014. E os prêmios Zilka Salaberry 2010 e 2012 pelos infantis Joaquim e as Estrelas e Coisas que a Gente Não Vê.
Sobre Pedro Garrafa - direção
Pedro Garrafa é diretor, ator, dramaturgo, roteirista e professor de Teatro. Ganhador do Prêmio São Paulo (FEMSA) de Teatro Infantil e Juvenil como Melhor Texto e Melhor Espetáculo de 2015, por O ALVO, espetáculo de grande sucesso de público e crítica, e do prêmico APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) pelo texto e direção de NOMO, em 2019.
Pedro ainda assinou nos últimos anos, texto e direção de outros espetáculos como: Espartanos (2016), O Alvo – Hateclub (Parte 2 Em 2016) O Que A Dorothy Quer (2015), Nem Sonhando (2012), Enquanto O Mundo Explode (2010) E Oito A Zero, Os Futebóis Do País (2008). Como Diretor, Ainda Assinou O Espetáculo Fale Mais Sobre Isso (2015), de Flávia Garrafa, considerado a “melhor comédia de 2015 na escolha do público” pela Folha de São Paulo. Além do clássico AS TRÊS IRMÃS, na montagem de 2010 Cia dos Desejos, DESVIO, de Juliana Gonçalves, em 20011 e a da direção de AQUI ACONTEÇO, solo de Suia Legaspe sobre a obra poética de Orides Fontela, espetáculo da CIA DRAMÁTICA EM EXERCÍCIO em 2008.