PUC-SP sedia encontro de reitores de universidades comunitárias promovido pela ABRUC
A reitora Maria Amalia Andery recebeu o prêmio Mérito Educação Comunitária pela sua...
Mostra acontece no dia 9/3, às 11h, no Memorial da Resistência
A mostra Resistências na PUC-SP, será inaugurada no dia 9/3, às 11h, no Memorial da Resistência. A exposição apresenta o papel da luta na Universidade diante do autoritarismo, da censura e da violência do Regime Militar.
A PUC-SP se tornou um importante espaço de luta em defesa da democracia durante o período, acolhendo artistas, intelectuais, professores e alunos expulsos de outras instituições. A exposição integra o projeto Ocupações Memorial, que articula diálogos transdisciplinares sobre a memória dos períodos autoritários no país e suas reverberações no presente.
As histórias serão apresentadas em cinco eixos ao longo da exposição: Invasão da PUC-SP e a resistência à ditadura; Docentes, artistas e intelectuais acolhidos pela PUC-SP; Comissão da Verdade da PUC-SP Reitora Nadir Gouvêa Kfouri; Arte e resistência no TUCA; e A defesa radical da democracia.
A mostra terá duração de 12 meses, encerrando no mês de março de 2025.
Atenção: Os ingressos são limitados e gratuitos, clique aqui e garanta sua vaga.
Sobre o Memorial da Resistência
O Memorial da Resistência de São Paulo é o maior museu de história dedicado à memória política das resistências e da luta pela democracia no Brasil, e tem como missão a valorização da cidadania, da pesquisa e da educação a partir de uma perspectiva plural e diversa sobre o passado, o presente e o futuro.
Aberto ao público em 2009, o museu é um lugar de memória dedicado a preservar a história do prédio onde operou entre 1940 e 1983 o Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops/SP), uma das polícias políticas mais truculentas da história do país.
Por meio de exposições temáticas de grande impacto social, ações educativas, atividades para pessoas com deficiência e programações culturais gratuitas, o museu se consolidou como referência em Educação em Direitos Humanos, promovendo o pensamento crítico e desenvolvendo atividades sobre Direitos Humanos, Repressão, Resistência e Patrimônio.
Local: Memorial da Resistência de São Paulo, Largo General Osório, 66 – Santa Efigênia, São Paulo - SP