Ações da Sumep vão além dos cursos, workshops e estágios científicos

Atuação da Sociedade Universitária Médica de Estímulo à Pesquisa inclui também ações de benefícios sociais e comunitários

por Redação | 20/07/2022

A atuação da Sociedade Universitária Médica de Estímulo à Pesquisa (Sumep), nacionalmente reconhecida por promover e estimular pesquisas e atividades complementares ao currículo acadêmico do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) – como, por exemplo, o Congresso Científico, iniciado em 1983 –, vai além e inclui, também, ações de benefícios sociais e comunitários.

Somente até julho de 2022, já foram oito importantes iniciativas nesse sentido. Entre elas, estão a Campanha de Doação de Sangue e Cadastramento para Doação de Medula, em parceria com a Liga de Emergência e Trauma de Sorocaba, Liga de Hematologia de Sorocaba e Liga de Cirurgia Geral e Transplante de Sorocaba; o curso Stop the Bleed, em parceria com a Liga de Emergência e Trauma de Sorocaba; o Workshop Científico 2022; a I Interligas Junho Vermelho; a Campanha de Doação de Sangue; o curso de Sutura Básica, em parceria com a Liga de Cirurgia Geral e Transplante de Sorocaba; e a Campanha de Inverno, em parceria com o Centro Acadêmico Vital Brasil e o Saúde de Rua Sorocaba.

As ações de doação de sangue, realizadas em março e junho, permitiram coletar mais de 60 bolsas para o Banco de Sangue de Sorocaba (Colsan), impactando positivamente a vida de mais de 240 pessoas.

Congresso Acadêmico será promovido em outubro

Além disso, entre 3 e 6 de outubro, será realizado o 39º Congresso Médico Acadêmico da Sumep, que terá como tema "Saúde brasileira em foco e suas tendências". O encontro voltará a ser presencial, após dois anos sendo realizado online.

Os palestrantes incluem renomados médicos e profissionais da saúde, que abordarão temas de alta relevância. “Haverá, ainda, a apresentação de trabalhos científicos, exposição de banners e disponibilização de um curso durante as semanas de conferência”, conta Alessa Silva, atual presidente da Sumep. O congresso será aberto ao público em geral. Os interessados podem obter outras informações no site sumepsorocaba.com.br ou pelo Instagram @sumepsorocaba / @congresso.sumep.

Mais informações sobre a Sumep

Segundo Alessa, a instituição é uma ferramenta para adquirir e complementar conhecimentos na carreira acadêmica. “Como presidente, passei a compreender a Sumep com ainda mais significado, pois é uma oportunidade não só de adquirir conhecimentos pessoais, mas, também, de oferecer oportunidades, eventos, cursos e atividades para todos os alunos da Medicina Sorocaba. Por meio das Ligas Acadêmicas, foi realizada uma nova edição do Projeto ABC, que ocorre anualmente desde 2000. Ele busca promover saúde, cuidado e recreação às crianças do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), contando com a participação de alunos da FCMS, professores e do grupo Pucalhaços.”, complementa Alessa.

Atualmente, os diretores executivos da Sumep são: Alessa Silva (presidente); Ana Sarah Haidar (vice-presidente); Juliana Bara (vice-presidente); Cecília Omuro (tesoureira); Igor Novais (tesoureiro); Mariana Sussai (secretária) e Ana Clara Cervone (secretária).

A entidade é composta por seis departamentos:

- Departamento de Cursos: Henrique Tamer, Mariana Chibana e Larissa Matsusako;
- Departamento de Externas: Felipe Guimarães e Danielle Gammal;
- Departamento Científico: Lara de Souza e Hugo Becker;
- Departamento de Consultoria em Pesquisa: Alexia de Goes e Lucas Capossoli;
- Departamento de Marketing: Larissa Rossetto e Camilli Goulart;
- Departamento de Congresso: Vitória Bernal, Izabela Fiuza, Letícia Pacheco, Larissa Lacorte, Maria Clara Sales, Luiz Theodoro Nigro, Henrique Tamer, Lara de Souza e Larissa Matsusako.