Aluno do Direito escreve capítulo de livro sobre perfil de atuação da Defensoria Pública
Obra será lançada no dia 17/5, na Biblioteca do Supremo Tribunal Federal
Luciano Krybus Scarpinella Bueno, discente do 9º semestre de Direito, em trabalho de Iniciação Científica, escreveu um capítulo do livro Novo Perfil de Atuação da Defensoria Pública - (Re) Descobrindo a Missão Constitucional, da Editora SobreDireito. A obra será lançada no dia 17/5, na Biblioteca do Supremo Tribunal Federal. O trabalho foi orientado pela profa. Arlete Inês Aurelli (Direito).
O trabalho examina, em 16 capítulos, o novo perfil de atuação da Defensoria Pública, instituição prevista na Constituição Federal que está voltada para a proteção dos vulneráveis economicamente e socialmente.
São analisadas na obra a proteção dos (hiper) vulneráveis no mercado de consumo; a atuação dos Defensores no processo coletivo, no controle de constitucionalidade, no pedido de suspensão de liminar e de segurança e na investigação criminal defensiva; a legitimidade da defensoria pública para propor a instauração do incidente de resolução de demandas repetitivas; a intervenção em processos com interesse de grupos vulneráveis; a função dialógica em direitos humanos (amicus educationis); a intervenção em prol dos vulneráveis (custos vulnerabilis); a atuação como amicus communitatis e a representatividade comunitária; a defensoria pública como player da democracia brasileira (amicus democratiae); o papel institucional na execução penal e no sistema penitenciário; a figura do defensor da criança; a função de defensor público interamericano como instrumento de acesso à justiça das vítimas no sistema americano e a assistência jurídica internacional; os desafios do subfinanciamento orçamentário.
O capítulo foi escrito em coautoria por Luciano, pela profa. Arlete e pelo defensor público do Amazonas, Maurilio Casas Maia.