Anpof premia mestrado e doutorado da PUC-SP

Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia divulgou resultado dos Prêmios Anpof e Filósofas de mestrado e doutorado.

por Redação | 15/12/2020

A Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof) acaba de divulgar o resultado dos Prêmios Anpof e Filósofas de mestrado e doutorado.

Entre as teses e dissertações vencedoras, a PUC-SP recebeu dois pêmios. Veja a seguir os nomes dos trabalhos e as declarações dos pesquisadores e orientadores.

Tese vencedora: Pico Della Mirandola: o esoterismo como categoria filosófica

Autora: Anna Maria Casoretti

"A premiação da Anpof foi recebida com grande alegria, pois representa o reconhecimento público pelos anos de trabalho dedicados, com exclusividade, à pesquisa bem como, e sobretudo, o reconhecimento atribuído ao autor pesquisado, em torno do qual reinava um vácuo na Academia nacional. Ademais, o Prêmio consolida o Pós em Filosofia da PUC-SP (fundado há 43 anos) no cenário dos programas de pós-graduação nacionais, destacando-se pela qualidade das pesquisas realizadas por alunos e professores e pela qualidade de suas orientações. Nesse sentido, quero salientar o valor de ter podido contar com uma instituição sólida como a PUC-SP, aberta a receber pesquisas pioneiras, e, ainda, agradecer à CAPES por ter me agraciado com uma bolsa integral que me permitiu ter tranquilidade para realizar o trabalho. Acima de tudo, sou grata pelo privilégio de contar com a orientação de um grande mestre como o prof. Antonio Valverde, que mostrou-se extremamente receptivo em acolher um tema que, por muito tempo e ainda hoje, tem sido mantido no ostracismo" - Anna Maria.

Orientador: Prof. Dr. Antonio José Romera Valverde

"O Prêmio consolida o Pós em Filosofia no cenário dos programas de pós-graduação nacionais, que são cinquenta ao todo.  Fundado há 43 anos (doutorado desde 2001), se destaca por formar pesquisadores/professores que estão em todos os estados da federação. Seja pela qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos e professores, seja pela qualidade das orientações. Mesmo em tempo de políticas recessivas das agências de fomento. Para ambas premiações, os alunos receberam bolsas de estudo. A tese é fruto também das pesquisas do Grupo de Pesquisa Renascimento: Ética, Política e Religião, PUC-SP/CNPq, em atividade desde 2002, sob minha coordenação" - prof. Valverde..

Mestrado

Menção honrosa: Conhecimento de si como caminho filosófico em Platão, Plotino e Proclo

Autor: Danillo Costa Lima

*estamos aguardando o depoimento do pesquisador

Orientador: Prof. Dr. Marcelo Perine

"O prêmio é o reconhecimento pela qualidade do trabalho que o nosso Pós em Filosofia vem fazendo no quesito teses e dissertações, que terá um peso muito grande na próxima avaliação da CAPES. Considerando que o prêmio de tese também foi concedido a uma aluna do nosso programa (veja abaixo) isso indica que está entre os mais conceituados do Brasil nesse quesito e tem condições de subir à nota 6 na próxima avaliação quadrienal da CAPES. O Danillo está matriculado no doutorado em nosso programa desenvolvendo uma pesquisa sob minha orientação sobre o tema Cultura, filosofia e sabedoria como estágios da paideia da alma no neoplatonismo tardio de Proclo." - prof. Perine

Clique aqui para ver todos os vencedores.