Anvisa destaca trabalho do Hospital Santa Lucinda

Reconhecimento da unidade localizada no campus Sorocaba é dentro da Rede Sentinela

por Redação | 18/10/2018

Em 25 de setembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou comunicado oficial ao Hospital Santa Lucinda (HSL) parabenizando-o pela evolução alcançada durante os ciclos de monitoramento da Rede Sentinela. Com isto, a instituição hospitalar passou a ser classificada dentro da Categoria A do ranking nacional elaborado por esse órgão público.

A Rede Sentinela é uma estratégia de saúde pública que abrange todo o país. Implantada em 2001, ela tem o objetivo de se tornar um observatório ativo do desempenho e segurança de produtos de saúde regularmente usados, como medicamentos, kits para exames laboratoriais, órteses, próteses, equipamentos e materiais médico-hospitalares, saneantes, sangue e seus componentes. Desde então, ela se constituiu como uma importante estratégia para o Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Vigipos).

Segundo comunicado enviado pela Anvisa ao HSL, além da avaliação quantitativa, também foi realizada outra, de ordem qualitativa e baseada nos dados referentes aos monitoramentos conduzidos em 2014, 2015, 2016 e 2017.

Outro ponto ressaltado nessa comunicação foi o de que o HSL manteve a figura do gerente de risco: “A gestão do risco está intimamente relacionada ao estabelecimento de uma cultura de segurança, que pressupõe o aprendizado com as falhas e a prevenção de novos incidentes relacionados à assistência à saúde. Dessa forma, o comprometimento institucional, a disseminação desses conceitos entre toda a equipe profissional e a adoção das práticas profissionais seguras são essenciais para a implementação da gestão de risco nos serviços. Nesse contexto, destaca-se a importância do gerente de risco como um importante ator na gestão do risco nos estabelecimentos de saúde, empreendendo esforços com o objetivo de rever os processos de trabalho e alinhá-los às práticas de segurança, além de disseminar esses conhecimentos entre os demais profissionais da equipe, de forma a prevenir/reduzir a ocorrência dos incidentes nos serviços de saúde.”

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.