Autismo: Universidade desenvolve política para a educação inclusiva

Napei identifica e busca atender as necessidades acadêmicas

por Redação | 02/04/2019

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2/4) tem como objetivo divulgar informações e promover o entendimento sobre o autismo ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), síndrome que afeta a comunicação, socialização e comportamento, e tem graus variáveis de comprometimento cognitivo.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que um em cada 88 indivíduos apresenta traços de autismo, sendo cinco vezes mais comum no sexo masculino. São 70 milhões de pessoas no mundo com autismo, pelo menos 2 milhões no Brasil. 
A PUC-SP preocupada em promover a inclusão do estudante com TEA, assim como de outras pessoas com deficiência, criou recentemente o Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação Inclusiva (Napei). O grupo coordenado pela profa. Neide Noffs (Fac. de Educação) está organizando uma política para a educação inclusiva na Universidade, através do mapeamento de estudantes que precisem de atendimento acadêmico especifico. 
Segundo a docente, são duas frentes de apoio: "acolhimento e atendimento comunitário via Setor de Atendimento Comunitário (PAC), que realiza o cadastro e encaminhamento ao Napei, que identifica e busca atender as necessidades acadêmicas”.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.