Bacharelado em Arte: História, Crítica e Curadoria é avaliado com nota máxima pelo MEC

Avaliação é um fator qualificador da excelência do curso

por Redação | 25/03/2024

O curso de graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria foi avaliado, do dia 11 ao dia 13/3, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e recebeu, no dia 19/3, conceito máximo (5).

O bacharelado tem como objetivo desenvolver o estudo das artes baseado no espírito crítico, em uma abordagem que privilegia a complexidade dos objetos artísticos e seus contextos. O estudante é estimulado a participar de debates em que a crítica, a história da arte e a curadoria no campo das artes sejam compreendidas como interdependentes e complementares, bem como a estabelecer nexos entre as diferentes perspectivas teórico-críticas e práticas em curadoria de arte.

O coordenador do curso, prof. Cauê Alves enfatizou que essa é a segunda vez que o curso é avaliado com nota máxima pelo MEC. “Eu entendo que a nota é uma espécie de reconhecimento de um trabalho muito sério que vem sendo feito pelo corpo docente há vários anos. Não é a primeira vez que o curso obtém nota máxima, na primeira avaliação do MEC, nós também recebemos nota 5. Ou seja, nós mantivemos um padrão de qualidade exigido pelo Ministério da Educação”.

A expansão do mercado de arte no Brasil tem impulsionado a exposição de produções artísticas em importantes eventos nacionais e internacionais, abrindo novos campos de atuação e instigando no crítico, no curador e em todo profissional ligado à área da arte, a necessidade de aprofundar conhecimentos para compreender e vencer novos desafios. A proposta enfatiza o caráter interdisciplinar do curso que, desde o início, tem reafirmado sua vocação para o tratamento da arte da perspectiva da indissociabilidade entre os campos da história da arte, da crítica e da curadoria, diferencial que agrega e gera o interesse de profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

A profa. Alexandra Geraldini também comentou sobre a conquista da nota máxima. "A avaliação do curso de Arte, História, Crítica e Curadoria, que recebeu nota máxima pelos avaliadores do INEP, é mais uma conquista de nossa Universidade! Trata-se de um curso maduro, que soube se atualizar desde sua criação, mantendo uma proposta interdisciplinar. Um aspecto relevante é o fato de o curso proporcionar uma vivência acadêmica e profissional aos estudantes, o que também favoreceu seu reconhecimento no mercado de trabalho. Nosso corpo docente, muito bem formado e engajado faz toda a diferença!"

O que os alunos podem esperar

Com duração de 8 semestres, o curso promove uma abordagem com ênfase em arte moderna e contemporânea, oferecendo instrumentos teóricos e práticos para o exercício da curadoria.

“Os alunos podem esperar um bacharelado bem avaliado, um curso maduro, pioneiro e que já formou várias turmas. Arte: História, Crítica e Curadoria tem conseguido não só uma excelência acadêmica, mas também ser respeitado no mundo profissional do trabalho, como por exemplo em centros culturais, SESCs, museus, então é um curso que já é reconhecido tanto dentro do MEC, mas também no mercado de trabalho.

A PUC-SP preza pela qualidade e pela consistência dos cursos oferecidos. A Universidade também recebeu nota máxima na avaliação do ano passado, então o nosso curso está em sintonia com ela”, afirma o coordenador.

Além de oferecer uma experiência acadêmica de qualidade, o curso possui a avaliação mais alta que o Ministério da Educação poderia fornecer a um curso de bacharelado oferecido por uma Instituição de Educação Superior.

Clique aqui e saiba mais sobre o curso.