Biblioteca recebe exposição sobre Manuscritos do Mar Morto

Atividade acontece de 1º a 30/9, das 8h às 22h, no hall da biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri

por Renata Nascimento | 05/09/2023

Na manhã de sexta-feira (1º/9), no hall de entrada da Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri, a Pastoral Universitária (PU), em conjunto com a Catédra Judaica da PUC-SP e com o Museu da Bíblia e Sociedade Bíblica do Brasil, inaugurou a exposição comemorativa Escritos do mar Morto: 75º aniversário do Descobrimento. A atividade também contou com o apoio da Fundação São Paulo (FUNDASP), do Centro Universitário Ipiranga (UNIFAI) e da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (PUC-SP).

"A Cátedra de Cultura Judaica se une à Pastoral Universitária para divulgar o precioso achado dos Manuscritos do Mar Morto através de exposição no hall da biblioteca e rica opção de palestras. Setembro iluminado para os estudiosos da Bíblia Hebraica", explica o prof. José Luiz Goldfarb (História da Ciência), que esteve presente na cerimônia. O objetivo da exposição é proporcionar à comunidade acadêmica e aos demais setores da sociedade como um todo contato com o material e acesso a informações sobre os achados de Qumran.

No início da exposição a PU organizou uma palestra, no auditório 117- A, com o prof. Cônego Celso Pedro da Silva, sobre Os Manuscritos de Qumran e suas interrogações, e com o prof. Edson de Faria Francisco (UMESP), sobre Verbetes dos Manuscritos Bíblicos de Qumran no Léxico do Antigo Testamento Interlinear Hebraico-Português. A ocasião também contou com a presença do pe. Rodrigo Vilela e do José Antônio de Souza Alves, assessor da Pastoral Universitária. A atividade foi transmitida pela TV PUC, clique aqui para assistir.

Durante todo o mês de setembro, a exposição promove debates e aulas sobre os manuscritos. Clique aqui para ver a programação.

Confira as fotos da abertura da exposição: